IMG_1259

Os primórdios da história da nação brasileira são marcados por muitos fatos passados entre os tripulantes das naus portuguesas que ao se depararem por primeira vez com nossas terras avistaram o Monte Pascal, e em pouco tempo, percebendo que o território não era tão pequeno, logo batizaram como Ilha de Vera Cruz, posteriormente, Terra de Santa Cruz e até nossos dias Brasil.

No interior do Estado de São Paulo, num dos poucos lugares onde ainda se conserva a cultura do café, a cidade “Jóia”, pequena, mas brilhante, conserva em seu nome uma reminiscência dos tempos primeiros de nossa pátria, seu brasão traz uma nau que singra os mares e seu município é chamado de Vera Cruz.

*          *          *

No dia 5/12, o Santuário do Sagdo. Coração de Jesus, cujo Pároco é Mons. Nivaldo Resstel, foi contemplado com uma Missão Mariana dos Arautos do Evangelho. Houve a Missa de acolhida presidida pelo pároco e concelebrada pelo coordenador da missão, Pe. Francisco Katsumassa Sakurata, EP, que apresentou os missionários à comunidade local.

Em Vera Cruz se iniciava um período de graças que seriam dispensadas dos altos céus por Jesus e Maria. Bondade maior não pode haver da parte de Deus, em pleno Advento, uma preparação “forte”, de intensa oração, celebrações e confissões além da visitação, de casa em casa, da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

*          *          *

Os pioneiros cá estiveram em nosso solo rubro e logo perceberam que a força de conquista do Brasil é a bondade. Nossos mares são doces, chegam aqui, osculam a terra e a terra se deixa oscular. Nossos rios não têm escolhos, nossas florestas são duras de desbravar, mas uma vez desbravadas, uma natureza amiga sai de dentro a ponto de Pero Vaz de Caminha, logo ao chegar escrever ao rei de Portugal dizendo: Essa terra, senhor, é dadivosa e boa, nela em se plantando, tudo dá!

Assim também se espera que nessa terra dadivosa de Vera Cruz, a semente da Fé germine e dê muitos frutos!