IMG_7836

Uma bela Celebração Eucarística foi realizada na Escola Estadual “Paulo Soares da Silva”  em Vargem Grande Paulista – SP, para encerrar a Missão Mariana dos Arautos do Evangelho na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

O Pároco, Pe. Alexander Souza de Carvalho, presidiu a Santa Missa, foi concelebrante o coordenador das missões, Pe. Francisco Katsumassa Sakurata, EP, e dois clérigos arautos também deram seu contributo à finalização da evangelização popular, Diác. Roberto Hayashi, EP, e Diác. Arturo Hlebnikian, EP.

O coro e orquestra da Cavalaria de Maria animaram a liturgia com os cantos gregorianos e populares os quais foram acompanhados por numeroso público do bairro Tijuco Preto, Parque do Agreste e outras regiões.

O Pe. Alex, como é mais conhecido entre os paroquianos e amigos, consagrou a Paróquia ao Imaculado Coração de Maria e abençoou os Oratórios que irão percorrer as residências a cada mês, dando continuidade ao trabalho missionário ocorrido entre os dias 16 e 22 de janeiro.

*          *          *

Auxiliadora dos Cristãos

No fim de mais uma Missão Mariana, cabe aqui uma consideração sobre a “arte de aproveitar as próprias faltas”, ou melhor, como alcançar a confiança inteira na misericórdia que nos é obtida pela Mãe do Divino Juiz, sendo assim, uma vez que Ela é a Mãe d’Ele, a partida em nosso favor está ganha, por mais que pequemos, o auxílio de Nossa Senhora estará a nosso lado desde que peçamos esta insigne graça de conversão.

Nossa Senhora tem olhos de misericórdia, e um simples olhar d’Ela pode nos salvar. Sua doçura é invariável, seu auxílio ilimitado, pronto a nos atender a qualquer momento, sobretudo nas dificuldades de nossa vida espiritual. Estas costumam ser de duas ordens.

Em primeiro lugar, a crise que se poderia chamar clássica, quando a pessoa se sente tentada e, portanto, hesitante entre o bem e o mal, com a possibilidade de ser arrojada no precipício do pecado de um momento para outro. É bem evidente que Maria é nosso auxílio, na plenitude do termo, nessas circunstâncias.

Contudo, a solicitude da Mãe de misericórdia se volta também para aquele que se encontra em apuro espiritual muito mais grave, e que se traduz por esta súplica: Minha Mãe, eu, sucumbindo ao peso da tentação, não andei bem. Pequei. Tenho o receio de me habituar ao pecado e de nele me embrutecer. Por outro lado, imensa é a minha vontade de me regenerar. Sei que não mereço a vossa proteção, mas, porque sois a Auxiliadora de todos os cristãos, não apenas dos bons, senão até dos mais miseráveis, peço-Vos: vinde e auxiliai-me.

Nesta visualização, portanto, é o próprio fato de se ter caído em pecado que se alega diante de Nossa Senhora, como razão para obter seu socorro. É o desamparado que encontra no seu infortúnio o motivo pelo qual deve implorar a misericórdia de Maria. Está na missão da Santíssima Virgem, e é o movimento profundo de seu coração materno, reconciliar os pecadores com Deus. Porque a Mãe tem bondades, ternuras, indulgências e paciências que outros não possuem. Ela pede, então, ao seu Divino Filho por nós, e nos obtém uma série de graças, um sem-número de perdões que jamais alcançaríamos sem a sua intercessão.

Assim, é com toda a confiança que devemos nos dirigir a Ela, constantemente, suplicando-Lhe: Volvei sobre nós, ó Mãe, esses vossos olhos de misericórdia!