IMG_9619

“Ó Maria, que colocas nas nossas mãos a coroa do Santo Rosário, ensina-nos a recitá-lo tornando-nos, na tua escola, autênticos contemplativos e testemunhas de Cristo”.

(Beato João Paulo II, Ângelus, 27/10/2002)

Veja algumas fotos da procissão luminosa em Araxá, após a Missa de sábado (04/02), muitas luzes de tochas e velas brilharam durante todo o percurso, mas, uma luz maior ressaltou neste dia, a piedosa oração do santo Terço fez brilhar nos corações o amor de Deus cheio de fé nesta grande manifestação de amor a Maria.

Logo abaixo, não deixe de conhecer um pouco a respeito da sublime arte da confiança em Deus, um dos artigos publicados na Revista Arautos do Evangelho.

*          *          *

Um papa mariano, devoto do Rosário

Desde o início, João Paulo II colocou seu Pontificado sob a proteção de Nossa Senhora. O lema “Totus Tuus” no seu brasão, provém de São Luís Maria Grignion de Montfort, cuja obra magna — o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem — ele leu quando ainda jovem seminarista, e tem influenciado desde então toda a sua existência. Consagrou-se a Nossa Senhora como escravo de amor, segundo o método proposto por esse santo francês, e foi no contexto dessa devoção que proclamou o Ano Mariano, em 1987, através da Encíclica Redemptoris Matris.

Visitou os mais importantes santuários marianos, entre eles Lourdes, Guadalupe, Loreto, Fátima, Aparecida, e o Pilar de Saragoça. Não cessou de incentivar a devoção à Mãe de Deus. Em março de 2003, salientou aos estudantes do Seminário Romano: “Em nosso espírito ressoam as palavras que Maria dirigiu aos servidores, durante as bodas de Caná: ‘Fazei aquilo que Ele vos disser!’ (Jo 2, 5), palavras que nos encorajam a confiar em Cristo. É precisamente para Ele que nos orienta a Virgem Santa, Nossa Senhora da Confiança. Em minha recente Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, desejei confirmar como é importante deixar-se conduzir por esta extraordinária Mestra de vida espiritual, que se dedicou com grande assiduidade à contemplação do rosto de Cristo, seu Filho. Deixai-vos orientar por Maria que, no Seminário Romano, coração da nossa Diocese, é venerada com o lindo título de ‘Nossa Senhora da Confiança’. Na sua escola, haveis de aprender a sublime arte da confiança em Deus. Seguindo Maria, (…) podereis cumprir a vontade de Deus, prontos para servir com generosidade a causa do Evangelho. Podereis percorrer o caminho que conduz à santidade, vocação de todo cristão. Assim, sereis discípulos fiéis de Cristo.”

Os grandes feitos de sua vida tiveram a marca dessa devoção. O Santo Padre João Paulo II nutria especial carinho pelo uso do Escapulário do Carmo. Com a Carta Apostólica Apostólica Rosarium Virginis Mariae, enriqueceu o Rosário, sua oração preferida e quotidiana, acrescentando-lhe os Mistérios de Luz, nos quais se considera a vida pública de Nosso Senhor Jesus Cristo.