IMG_0690

A unidade missionária dos Arautos do Evangelho, Cavalaria de Maria, esta em Ibiúna – SP.

A carreata realizada pelo território da Paróquia Santa Cruz foi o ponto inicial dos dias da evangelização de porta em porta, no dia 13 de fevereiro. O Pároco, Pe. Douglas Dias de Melo, presidiu a Celebração Eucarística e acolheu os jovens que compõem esta caravana de evangelizadores.

Ao voltarmo-nos para a história da Igreja, encontramos fatos e fatos que concorreram para a evangelização dos povos. Nesta semana a liturgia considerou a vida de dois santos eslavos, Cirilo e Metódio, irmãos de sangue, mas sobretudo, irmãos de vocação.

Construir uma casa não é tarefa fácil, ensinar os primeiros rudimentos da fé a semi-bárbaros menos ainda, como era o caso dos morávios a quem Cirilo e Metódio conduziram a fé cristã.

Pois bem, em Ibiúna, não foi encontrado um povo que nunca tinha visto a luz da Fé, pelo contrário, almas sedentas da Palavra de Deus existiam aos borbotões, como também almas afastadas e esmorecidas na prática religiosa que necessitavam de um impulso salutar.

O Beato Papa João Paulo II fomentou muito a Nova Evangelização, em sua Carta Apostólica sobre a preparação do Jubileu do ano 2000 dizia: “Maria se propõe a todos os cristãos como modelo de fé vivida”. Isto significa que a Igreja deve adotar uma postura essencialmente mariana em sua missão.

Imbuídos dessa missão da Igreja, evangelizar através de Maria, os Arautos iniciaram mais uma Semana Missionária com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Contemplemos agora um pouco da vida destes santos irmãos, precursores de tantos evangelizadores do século XXI.

*          *          *

São Cirilo e São Metódio, evangelizadores eslavos

Cirilo e Metódio eram filhos de um alto funcionário de Tessalônica.

Metódio obteve o governo de uma colônia eslava, na Macedônia.

Cirilo, depois de ter estudado e ensinado, recebeu as ordens, e se fez monge na Bitínia; posteriormente foi encarregado da missão junto aos cazares, que eram os bárbaros da Rússia meridional, e nessa região ele deveria exercer com seu irmão uma missão político religiosa, em 862.

Tendo o príncipe da Morávia pedido a Bizâncio missionários que falassem a língua do país, Fócio lhe enviou, em 863, os dois irmãos. Eles compuseram um alfabeto novo, chamado ciríaco – que ainda se usa entre os russos –, e ensinaram os morávios a escrever. Depois traduziram a Bíblia e a Liturgia para o eslavônio, que era a forma de língua eslava falada por aqueles povos, e organizaram numerosas cristandades na Boêmia e na Hungria.

Em 869, chegaram eles a Roma, onde Adriano II os tratou com honra, permitiu que celebrassem a Missa em eslavônio e ordenou-os bispos. Mas Cirilo morreu logo depois, com a idade de 42 anos.

Metódio voltou à Morávia e foi nomeado Arcebispo de Cirinium, na Sérvia, onde ele encontrou uma situação muito perturbada, contrária a ele. Seus inimigos mandaram encarcerá-lo, e o Papa interveio várias vezes em seu favor, tendo São Metódio finalmente triunfado sobre seus adversários. Morreu em 877, com pesar de todos. Seus magníficos funerais foram celebrados em grego, latim e eslavônio. Pio IX autorizou, em 1863, o culto dos Santos Cirilo e Metódio.