IMG_3696Stabat Mater Dolorosa, Juxta Crucem lacrimosa”

Quando Nosso Senhor Jesus Cristo agonizava no alto da Cruz, quem estava aos seus pés com coração dolorido, sofrendo com Ele todos aqueles padecimentos? Nada mais nada menos que sua Santíssima Mãe. Uma boa mãe comum, de um filho comum sofre indizivelmente ao ver seu filho, um homem como os outros, passar por momentos doloridos. O que diremos da Santíssima Virgem, criatura perfeitíssima, concebida sem pecado original, cujo Filho era o maior Homem da História, por ser o próprio Verbo Encarnado? Tanto mais que seus sofrimentos foram, sem dúvida, os maiores de todos os tempos. Nunca uma criatura humana padeceu ou padecerá dores físicas e morais como esse “Varão de dores, habituado ao sofrimento”.

É dentro desta perspectiva que todo verdadeiro cristão deve considerar a Semana Santa que se aproxima, e é tendo diante dos olhos tais eventos salvíficos que a Cavalaria de Maria, procurando ser fiel ao “sentire cum ecclesia”, penetra nessa quinta semana da quaresma, momento litúrgico este que nos prepara mais diretamente para tais augustas celebrações ligadas ao Mistério Pascal de Cristo.

Uma “coincidência” interessante… A paróquia onde estão sendo realizadas as missões na presente semana é nada mais nada menos que a dedicada à Mãe Dolorosa, localizada na cidade de Sarapuí, no interior paulista.

Fervorosa foi a acolhida desse povo cheio de Fé à imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, a qual foi recebida na entrada da cidade e conduzida em carreata até a igreja matriz. Nesta foi celebrada a Santa Missa de abertura das “Missões para Cristo com Maria” pelo pároco, o Revmo. Pe. André Luís Garcia. Concelebraram o Revmo. Pe. Francisco Katsumassa Sakurata EP, coordenador do setor missionário dos Arautos do Evangelho e o Revmo. Pe. Wanderlei Dansiger Xavier EP, assistente espiritual desta mesma unidade evangelizadora. Abrilhantou a Sagrada Liturgia a presença do Revdo. Diác. Manoel Ferreira dos Santos.

A Programação da Missão Mariana é:

(26/03/2012 a 31/03/2012)

Paróquia Nossa Senhora das Dores – Sarapui – SP
Praça: Pe. Vicente Monzillo, S/N – Centro

Missas (terça a sexta): 08:30hs e 19:30hs (com cânticos gregorianos)

Sabado: Missa Solene de Encerramento com a Coroação da Imagem Peregrina Nossa Senhora de Fátima às 18:30hs

Confissões de terça a sábado: de 08:30hs até 12:00hs e 15:30 hs até 20:30 hs

Quarta-feira: Vídeo e palestra sobre as mensagens de Nossa Senhora de Fátima, após a Santa Missa das 19:30hs.

Quinta-feira: Imposição do escapulário durante a Santa Missa das 19:30hs.

Sexta-feira: Após a Santa Missa da noite (19:30hs), acontecerá a Procissão Luminosa com a participação especial de todos os homens, os quais portarão as tochas e conduzirão o andor de Nossa Senhora.

O Santíssimo Sacramento ficará exposto, de terça-feira a sábado, para a Adoração dos fiéis a partir do final da Missa da manhã (8:30hs) até a benção solene (19:00hs) que será realizada pouco antes da celebração eucarística da noite!