Santa Maria dos Pobres, Santa Maria de Todos

Santa Maria dos Pobres, eis a paróquia na qual a Cavalaria de Maria está realizando suas atividades evangelizadoras entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro de 2013, na cidade satélite de Paranoá – DF. Sobre esta invocação com a qual é especificamente venerada a Santíssima Virgem nesta paróquia, vem abaixo uma pequenina reflexão.

***

Católico significa universal. E universal quer dizer para todos. Com efeito, é este o grande objetivo com o qual Nosso Senhor Jesus Cristo fundou a Santa Igreja: a salvação de todo o gênero humano. Deseja Nosso Senhor através de sua Igreja salvar a todos indistintamente. Anela Ele salvar sem exceção os europeus, os orientais, os africanos, os índios, os homens, as mulheres, as crianças, os adultos, os idosos, os pobres, os ricos, os doentes, os saudáveis. Enfim, todos deseja Jesus conduzir aos tabernáculos eternos através de sua Mística Esposa. É por esta razão que Jesus, ao entrar na sinagoga de Nazaré, leu a seguinte profecia de Isaías:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.” (Is 61, 1-2)

Afirmando em seguida:

“Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir”. (Lc 5, 21)

***

“E enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres”. Diante de um Deus que é sumamente rico, quem não deve ser considerado pobre? É pobre Maria Santíssima, é pobre São José, pobres os mais elevados querubins e serafins… pobre o mais alto nababo que existe sobre a face da terra. Imagine-se que alguém fosse o proprietário de todas as maravilhas do universo criado, tudo estivesse em suas mãos. Este, diante do Senhor, Criador e Sustentador de todas as coisas, seria considerado um simples pobrezinho, pois ele mesmo dependeria de Deus para subsistir. A pobreza, portanto, é uma palavra que exprime de uma maneira fortemente cogente a situação de contingência que possui a criatura em relação ao Criador.

Desta maneira, a invocação Santa Maria dos Pobres poderia ter como sinônimo a expressão Santa Maria de Todos, pois todos são pobres, todos são absolutamente necessitados do apoio divino não somente para subsistir, mas para alcançar a graça divina e a salvação eterna. De fato, é Nossa Senhora em sua, por assim dizer, função materna com relação à humanidade a grande medianeira que a auxilia em suas contingências, sobretudo no que diz respeito ao plano sobrenatural.

***

No presente post seguem as fotos da Santa Missa de abertura desta semana missionária mariana – a última a realizar-se na atual tournée pelo Distrito Federal. Tal celebração foi presidida pelo Revmo. Pe. Jorge Enguidanos García (pároco), na noite de 28 de outubro de 2013.