O Raptor de almas

Durante a presente semana missionária na Paróquia Antônio do Alto – em Teresópolis – RJ – ocorrem diversas memórias litúrgicas. Entre elas, destacamos a figura do bispo e mártir São Josafá. Eis os sucintos dados biográficos que apresenta o Ofício Divino a seu respeito:

“Nasceu na Ucrânia, cerca do ano 1580, de pais ortodoxos. Abraçou a fé católica e entrou na Ordem de São Basílio. Ordenado sacerdote e eleito bispo de Polock, dedicou-se com grande empenho à causa da unidade da igreja, pelo que foi perseguido pelos seus inimigos e morreu mártir em 1623.”

Pio XI, na Encíclica Ecclesiam Dei faz a este santo um belíssimo elogio: “Com toda a razão o saudamos como honra insigne e coluna dos eslavos orientais. Com efeito, mal se encontra quem tenha mais ilustrado o nome deles ou servido melhor à sua salvação, que este pastor e apóstolo, mormente ao derramar o sangue pela unidade da Santa Igreja. Além disto, sentindo-se divinamente impelido à reintegração universal na unidade santa, compreendeu que a melhor contribuição a dar seria guardar o rito oriental eslavônio e o monaquismo basiliano na unidade da igreja universal. Entrementes, solícito em primeiro lugar pela união de seus concidadãos com a Cátedra de Pedro, buscava por toda a parte com empenho todos os argumentos que pudessem promovê-la e confirmá-la.(…) Preparado tão diligentemente, iniciou o trabalho de refazer a unidade, com tanto vigor e suavidade e com tanto êxito, que pelos próprios adversários foi chamado de ‘raptor de almas’.”

***

Este post vem trazendo as fotos das Santas Missas, adorações e bênçãos eucarísticas, bênção e imposição de escapulários de Nossa Senhora do Carmo, atividades estas realizadas durante a semana missionária na Paróquia Santo Antônio do Alto, em Teresópolis – RJ, entre os dias 11 e 17 de novembro de 2013.