Eis o tempo favorável

“Eis o tempo favorável, divino dom da Providência, para curar o mundo enfermo com um remédio, a penitência”.

A que tempo favorável se refere este hino litúrgico senão àquele no qual estamos neste momento entrando, ou seja, a Quaresma?

Por que é a Quaresma chamada de: “tempo favorável, divino dom da Providência?” Pelo fato de ser neste tempo o momento em que a Santa Igreja repete para nós seus filhos, através de sua Sagrada Liturgia, a voz de seu Divino Esposo: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1, 15).

É, com efeito, neste tempo litúrgico que a Providência nos reserva as melhores graças no sentido de uma autêntica conversão. E, no que consiste esta conversão? Para os pecadores, o reconhecimento de suas misérias e o desejo de repará-las por uma satisfatória penitência; para os inocentes, o considerar que a sua preservação deve-se unicamente a uma ação da graça divina, sem a qual nunca seriam capazes de manter a sua fidelidade. Entretanto, mesmo para os inocentes a penitência é necessária, pois, qual ser humano concebido no pecado original será capaz de ser inteiramente perfeito, sem nenhuma sombra de pecado? Considerando a absoluta perfeição divina, quem poderá avaliar-se a si mesmo como inteiramente limpo e puro? De fato, qualquer homem ou mulher, por herdar as dolorosas consequências do pecado de nossos primeiros pais, deve ter-se na conta de impuro e pecador, diante da infinita e absoluta integridade da essência divina.

À penitência, portanto, são convidados todos os católicos para reparar suas faltas, por menores que sejam. Somente para isso? Não! Mas também com a finalidade de adquirir forças espirituais para enfrentar as tentações futuras. O que é a vida do homem senão uma constante luta, uma constante tentação? (Cf. Jó 7, 1) Estamos aqui na terra de passagem, num estado de prova, e o demônio é, no dizer de São Pedro, “como um leão que ruge, procurando a quem devorar” (1Pd 5, 8).

É por esta razão que na Quaresma a Santa Igreja nos convida à oração, ao jejum e a atos de caridade fraterna: para que nos tornemos mais fortes contra os três inimigos de nossa salvação – o demônio, o mundo e a carne – a fim de nos prepararmos para a celebração do Mistério Pascal de Cristo com a alma purificada; a fim de nos dispormos, sobretudo, para a celebração da Páscoa Celeste, na qual, com Nossa Senhora, os Anjos e os Santos, cantaremos por toda a eternidade as glórias de nosso Deus Uno e Trino, a Verdade, o Bem e a Beleza em substância, Fonte inesgotável da única e verdadeira felicidade.

*          *          *

Com a mudança de tempo litúrgico, modificou também a Cavalaria de Maria sua área de missão. Agora, esta unidade missionária dos Arautos do Evangelho, está pelos caminhos do sul do Brasil, onde permanecerá até o Domingo de Ramos.

Este post apresenta as fotos da abertura da Semana Missionária na Paróquia São Donato, em Içara – SC, realizada na noite de domingo, 9 de março de 2014. Presidiu a Santa Missa o Pároco, Pe. Antônio Vander da Silva, cuja celebração contou com a participação de um numeroso e devoto público.

A programação da Semana Missionária será a seguinte:

Paróquia São Donato.

09/03 (domingo) – 15/03/14 (sábado)

Missas durante a semana: 07:45hs e 19:30hs.

Quarta-feira: Palestra sobre as mensagens de Fátima – Após a missa da noite.

Quinta-feira: Imposição de escapulários de Nossa Senhora do Carmo – Após a missa da noite.

Sexta-feira: Procissão luminosa – Após a missa da noite.

Sábado: Encerramento às 19:00hs – Com a solene coroação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.