É melhor um só morrer…

               “Vós não entendeis nada. Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” (Jo 11, 49-50) O sumo sacerdote Caifás talvez tenha pronunciado esta frase com má intenção, pois desejava ele nada mais nada menos que a morte de Jesus. Entretanto, após tais palavras, comenta inesperadamente o Evangelista São João: “Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos” (Jo 11, 51-52). Deste modo, apesar de tudo, era o Espírito Santo que falava pela boca do ímpio sumo sacerdote.

Este, com efeito, foi o desígnio de misericórdia com o qual Jesus veio ao mundo: “Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão” (1Cor 15, 22). “Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram” (Rm 5, 12). “Mas, com o dom gratuito, não se dá o mesmo que com a falta. Pois se a falta de um só causou a morte de todos os outros, com muito mais razão o dom de Deus e o benefício da graça obtida por um só homem, Jesus Cristo, foram concedidos copiosamente a todos” (Rm 5, 15). Nosso Senhor veio ao mundo, por conseguinte, para sofrer a morte em seu corpo mortal a fim de libertar-nos da morte eterna por nós merecida e conquistar para nós as graças que necessitamos para nossa santificação e consequente salvação eterna.

Com quanta gratidão, portanto, não devemos penetrar na Semana Santa que se aproxima! É justamente nesta Semana Maior que, em sua Liturgia, a Santa Igreja rememora este momento auge da história de nossa salvação: a Paixão, a Morte, a Ressurreição do Filho de Deus!

*          *          *

               Na noite de sábado, 12 de abril de 2014, foi celebrada a Santa Missa de encerramento da Semana Missionária Mariana na Comunidade Cristo Libertador (Paróquia Senhor Bom Jesus – Joinville – SC). Após a celebração procedeu-se a solene cerimônia de coroação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

Confira as fotos neste post.