oratorio O que é?

O Apostolado do Oratório tem por objetivo – atendendo aos insistentes apelos do Papa João Paulo II – cooperar com os Bispos e Párocos no esforço por uma nova evangelização. De modo especial, trabalha para que os católicos não-praticantes passem a participar da vida eclesial em suas paróquias. Nesta atuação, se empenha em beneficiar não somente os indivíduos, mas sobretudo as famílias.

Quem o promove é a associação privada internacional de fiéis deOratorios1 direito pontifício Arautos do Evangelho. Basicamente, consiste ele em formar grupos de trinta famílias e fazer peregrinar pelas suas casas um oratório do Imaculado Coração de Maria, tal qual Ela apareceu em Fátima.

Cada família receberá o Oratório em seu lar todo mês, num dia fixo, a ser combinado com o Coordenador ou Coordenadora do Grupo. Nesse dia, ela convidará amigos, parentes e vizinhos para, juntos, fazerem a leitura de um trecho do Evangelho, seguida de alguns minutos de reflexão, rezarem um terço e um ato de consagração da família ao Imaculado Coração de Maria..

O que é um(a) Coordenador(a)?

É a pessoa que se encarrega de formar um grupo de trinta famílias e coordenar a peregrinação do Oratório de casa em Oratorios 2casa. Pode ser uma senhora, um homem, uma moça ou um rapaz. Melhor ainda se for um casal.

Todos se comovem com a narração da história de São José percorrendo a cidade de Belém de Judá, à procura de um teto onde a Virgem Maria pudesse se instalar e dar à luz seu Filho Jesus. Ele vai de porta em porta, recebendo de todos uma recusa fria, e às vezes desconfiada:

– Não, aqui não há lugar.

Cheio de aflição, José se lembra de uma gruta na qual costumava brincar quando criança. Leva logo Maria para lá. E é Oratorios 3nessa gruta que nasce o Menino Jesus, Senhor do universo!

Em nossos dias cada Coordenador presta à Virgem Mãe de Deus o mesmo serviço que lhe prestou outrora São José em Belém. Ou seja, percorre as cidades de rua em rua, de casa em casa, perguntando:

– Você quer receber Nossa Senhora em seu lar, um dia por mês, para aí nascer e reinar seu Filho Jesus?….bem ao contrário do que aconteceu em Belém de Judá, a resposta de milhares e milhares de famílias é:

Oratorios 4– Sim! Quero receber Maria em minha casa, para que depois Ela me receba no Céu.

Benditas as pessoas escolhidas por Nossa Senhora para essa sublime missão de acolherem todo mês em seu lar o Oratório do Imaculado Coração de Maria! Pois onde entra a Mãe de Deus vem sempre com Ela seu Filho Divino, trazendo a paz, a união da família, a ajuda em qualquer necessidade, e sobretudo as graças para levar uma boa vida e alcançar o Céu.

Como esta dito no evangelho, elas receberão o cêntuplo nesta terra e uma grande reconpensa no céu.