O Pe. Francisco, EP, faz uma pregação sobre o valor da Santa Missa. E para ilustrar, narrou esta impressionante e verídica história:

O “peso” da Santa Missa!

Uma senhora com muitos filhos para criar e sem condições para alimentá-los, teve uma inspiração de mandar celebrar uma Santa Missa pelo o dono do açougue.Após a celebração da Santa Missa, dirigiu-se para o açougueiro e narrou a sua triste situação. A única coisa que ela poderia fazer pelo o açougueiro era ter mandado celebrar uma Santa Missa por ele e sua família. E assim formulou o pedido de ajuda de carne.

O açougueiro com um sorriso sarcástico, disse:

–         “Pois então vou dar a carne correspondente o valor da Missa”.

O açougueiro escreveu no pedaço de papel esta seguinte frase: VALOR DE UMA MISSA. E colocou numa das balanças, na outra balança, colocou um pequeno filete de carne, com a intenção de pôr um peso correspondente ao pedaço de papel.

Qual foi a sua surpresa, que o pedaço de papel pesava mais que o filete de carne! Desconcertado, colocou mais um pedaço de carne, mas o pedaço de papel continuava mais pesado… O açougueiro foi colocando filé, picanha, e todos os tipos de carne, mas tudo foi em vão… O pedaço de papel, onde estava escrito: VALOR DE UMA MISSA pesava mais que todo o açougue! O fato foi testemunhado por várias pessoas, inclusive por um menino que seria mais tarde fundador de uma ordem religiosa!

O açougueiro vendo tão portentoso milagre pediu perdão em lágrimas e como reparação pelo o seu ato, e dispôs do seu açougue para a pobre mulher alimentar seus filhos.

Como então podemos perder a Santa Missa aos Domingos por qualquer capricho de nossa parte? A Santa Missa é a renovação incruenta do Santo Sacrifício do Calvário! Não podemos perder tão grande maravilha que Deus colocou nas nossas mãos para a nossa santificação! Manifestemos o nosso amor para com o Nosso Deus, que dispôs todo o derramamento do Seu preciosismo Sangue, para nos salvar e abrir para todos nós as Portas do Céu! E nós? Qual é a nossa gratidão?

Neste momento, com a certeza da fé, todos os católicos crêem que Jesus se faz presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade nas espécies Eucarísticas, pois o sacerdote diz as mesmas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo : “ TOMAI, TODOS, E COMEI, ISTO É O MEU CORPO QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS! FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM!”

O fervor e a piedade eram manifestados pelos os fiéis na Celebração Eucarística.