DSC01657

Clique aqui para o vídeo

[local /files/2010/10/Missa-Japon.flv]

“Ide a todo o mundo e anunciai o Evangelho!”

Este imperativo do Divino Salvador, sempre foi ouvido com emoção pelos ouvidos dos católicos de todas as épocas, desde o glorioso São Paulo que exclamava : “ Vae mihi si non evengelizavero –  Ai de mim, se não evangelizar! “  até o alegre e infatigável  Dom Bosco, com seu lema : “Da mihi animas et Cetera tolle – Dai-me almas, e tirai-me o resto”, todas as almas justas sempre se lançaram com ardor, sem olhar as dificuldades, as distâncias e os riscos que teriam de enfrentar para tornar conhecido e amado o divino nome de Jesus.

Dentre as mais belas epopéias da história das Missões na Igreja, está sem dúvida a evangelização do Japão. Iniciada no século XVI por São Francisco Xavier, toda a história do Evangelho no país do sol nascente, está regada pelo sangue de incontáveis mártires, que levaram assim até o extremo seu amor a Deus e o desejo da conversão de nação japonesa.

“O sangue dos mártires é semente de Cristãos”, afirmara Tertuliano na Roma dos Césares . O esforço dos Missionários, regado com este sangue, deu frutos maravilhosos na terra japonesa, e, apesar dos 200 anos que estes católicos tiveram que passar perseguidos, sem sacerdotes e, portanto, sem o consolo dos Sacramentos, quando, em meados do século XIX, o Japão se abriu novamente para o Ocidente, a santa Igreja teve a alegria de ver que ainda havia uma pujante comunidade católica no Japão.

Qual sacerdote não se alegraria em poder celebrar a Eucaristia para uma comunidade que mantivesse viva a fé e as tradições de antepassados gloriosos, que com o risco de suas próprias vidas, souberam transmitir de geração em geração o amor à Eucaristia, à Maria e ao Papa? E qual não seria a emoção deste sacerdote, se fosse ele mesmo filho desta Cristandade do outro lado do mundo, ao poder celebrar na língua de seus ancestrais a Santa Missa?

Nas Missões Marianas realizadas em Guatapará-SP, o Pe. Katsumassa Sakurata, EP, teve esta alegria. No distrito de Mombuco, uma animada Comunidade Nipônica, participou fervorosamente das Missões, que tiveram como ponto auge, para esta comunidade, a Missa celebrada em japonês pelo Pe. Katsumassa.

Deixemos falar as imagens, e, a todos aqueles que virem este vídeo, pedimos orações pela conversão de toda a nação japonesa, e para que as Missões Marianas possam irradiar-se cada vez mais, até o Japão se assim for a vontade de Deus!