IMG_5528

Diz o Catecismo da Igreja Católica a respeito do Dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora: Para ser a Mãe do Salvador, Maria “foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função”. No momento da Anunciação, o anjo Gabriel a saúda como “cheia de graça”. Efetivamente, para poder dar o assentimento livre de sua fé ao anúncio de sua vocação era preciso que ela estivesse totalmente sob a moção da graça de Deus. Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, “cumulada de graça” por Deus, foi redimida desde a concepção. E isso que confessa o dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 1854 pelo papa Pio IX: A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano foi preservada imune de toda mancha do pecado original.

*         *          *

Semana abençoada, de 5 a 11 de dezembro, em Vera Cruz – SP, Missões Populares com um grande incentivo à prática religiosa, ao serviço de Deus sob os auspícios da Virgem Maria.

O Pe. Francisco Katsumassa, EP, e o Pe. Wanderlei Dansiger Xavier, EP, estiveram à frente das celebrações litúrgicas e do atendimento das confissões que ao longo da Semana Missionária em Vera Cruz foram ocasião de inúmeras graças por parte da Providência que a todos foi generosa, nos dias que foram adornados por uma das principais solenidades marianas da Igreja, a festa da Imaculada Conceição.

*         *          *

Concebida sem pecado original, Nossa Senhora não sentia em si nenhuma inclinação para o que fosse ruim. Pelo contrário, tinha toda a facilidade para dar à graça de Deus uma perfeita e constante correspondência. Tinha, igualmente, uma altíssima noção das excelências do Senhor, e da glória que a Ele devem render todas as criaturas. Por isso, nutria em sua alma vivíssimo horror ao pecado, que é um ultraje à mesma glória divina. Donde possuir, também, uma ardorosa combatividade, no sentido de execrar toda forma de mal. Compreende-se, à vista disto, por que Nossa Senhora é comparada a um exército em ordem de batalha: castrorum acies ordinata(Ct 6,4). Ou, como d’Ela se diz, que sozinha esmagou todas as heresias na terra inteira. Exatamente porque, já no privilégio de sua Imaculada Conceição, Ela é modelo de combate ao mal!