IMG_4873O Profeta Elias e a nuvenzinha

No alto de uma montanha palestinense prosterna-se um venerável ancião de fisionomia serena mas, ao mesmo tempo, grave e severa, crestada pelos ardentes sois orientais: é Elias, o profeta, que reza a Deus, pedindo o término daquele tempo de seca, que já passa de três anos e meio.

Após um determinado tempo de oração, chama um de seus servos, que é por ele enviado a verificar o horizonte, em direção ao Grande Mar, com o fito de ver se percebe nele algum sinal de chuva que se aproxima.

O tal servo retorna pesaroso por nada haver constatado. Elias novamente prosterna-se em fervorosa prece,… envia o servo… Nada! Prosterna-se novamente… Nada! Após a sétima vez que o envia, recebe uma, na aparência, desanimante resposta: “Eis que sobe do mar uma nuvem, pequena como a mão de um homem” (Rs 18, 44). A fisionomia do servo de Deus se ilumina, e este proclama, cheio de entusiasmo: “Vai dizer a Acab que prepare o carro e desça, para que a chuva não o detenha” (Rs 18, 44). E, “nesse meio tempo, o céu cobriu-se de nuvens escuras, o vento começou a soprar e a chuva caiu torrencialmente” (Rs 18, 45).

Conta uma antiqüíssima tradição que, quando foi dito ao grande profeta a respeito da pequenina nuvem que aparecia no horizonte, este teve uma singular visão: Era a própria Santíssima Virgem que se lhe afigurava como a simbolizada por esse fenômeno atmosférico, da qual nasceria o futuro Salvador, sendo este a grandiosa chuva de graças despejada sobre o gênero humano, trazendo-lhe a Redenção e a Paz. Elias foi, portanto, o primeiro devoto de Nossa Senhora que houve na  História, e o Monte Carmelo, o marco inicial da glorificação da Mãe do Messias.

Após mais de dois mil e setecentos anos do acontecimento acima referido, a própria Maria Santíssima aparece seis vezes a três crianças no vilarejo de Fátima, Portugal e, na sexta e última vez, a Mãe de Deus é por elas vista coroada pela Santíssima Trindade e… com o hábito do Carmo!…

Agora, uma questão pode ser levantada: Não haverá alguma ligação entre o triunfo do Sapiencial e Imaculado Coração de Nossa Senhora, prometido por ela nessas mesmas manifestações, com essa família de almas que tem a honra de portar o Santo Escapulário? Somente o correr da história poderá dizê-lo com toda a segurança. O que é certo é que neste presente ano de dois mil e doze, um conjunto de mais de vinte jovens caravanistas, liderado por dois veneráveis sacerdotes anda percorrendo as ruas de nosso querido Brasil com uma belíssima imagem da Santíssima Virgem de Fátima. E, detalhe digno de nota, tais jovens portam garbosamente o  mesmo marrom escapulário carmelita, com uma cruz vermelha, branca e dourada que o toma de cima a baixo.

Tais jovens são os  membros da Cavalaria de Maria, setor missionário dos Arautos do Evangelho, instituição esta nascida do coração de um fundador que se preza por ser terciário carmelitano. E eis que dando continuidade às suas atividades evangelizadoras em território brasileiro topam como que casualmente, para quem acredita no acaso, com uma paróquia dedicada à Santíssima Virgem, flor do Carmelo. E com que alegria! Tal paróquia situa-se na cidade satélite de Gama (DF).

A missa de abertura de tais missões deu-se na igreja matriz no dia 16 do presente mês de abril, sendo celebrada pelo Revmo. Pe. Luciano Luis Barbosa. Concelebraram o Revmo. Pe. Francisco Katsumassa Sakurata EP e o Revmo. Pe. Wanderlei Dansiger Xavier EP.

Que a Santíssima Virgem Maria, Senhora do Carmo, abençoe especialmente as missões realizadas nessa paróquia  a ela dedicada. Que tais atividades evangelizadoras contribuam possantemente para apressar o advento do triunfo de seu Sapiencial e Imaculado Coração!