IMG_4583

Pertence à Doutrina Católica o ensinamento de que quando houve a revolta dos anjos maus no chamado Céu Empíreo, uma das razões de tal horrível acontecimento foi o fato de Deus haver-lhes revelado que se encarnaria na natureza humana através de uma Mulher. O Verbo Divino humanado seria o grande Rei dos exércitos celestes e sua sublime Mãe, Rainha. Daí a revolução de Lúcifer e seus seguidores: não queriam aceitar a sujeição a seres de natureza inferior. Donde se seguiu o medonho e desesperado grito luciferino: “Non serviam!” (“Não servirei!”), ao qual se opôs com autêntica ousadia São Miguel, cujo heroico brado é o significado de seu nome: “Mi cha El!”, que traduzido para o latim dá em “Quis ut Deus!” (“Quem como Deus!”).

Quando no Paraíso Terrestre foi cometido, por instigação do mesmo Satanás, o pecado de nossos primeiros pais, eis que o Todo-Poderoso fez a estes uma promessa que os encheu de esperança, o chamado Proto-Evangelho, dizendo à serpente infernal: “Porei inimizades entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela, e ela lhe esmagará a cabeça ” (Gn 3, 15).

Quem é essa descendência da mulher à qual se refere Deus nesta promessa? Nada mais nada menos que Jesus Cristo, nascido de mulher, e que mulher extraordinária! Também pertence a esta nobre descendência esta parcela da humanidade remida pelo Preciosíssimo Sangue de Cristo, por fazerem parte de seu Corpo Místico.

Nós somos esta descendência vitoriosa, triunfante sobre o mal em Jesus e Maria! É esta verdade que os fieis da Paróquia Militar São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, em Brasília (DF) quiseram proclamar publicamente no último sábado, dia 14/4, em plena oitava da Páscoa, percorrendo as ruas e praças de nossa amada capital federal rezando o terço, cantando e bradando. O fato de tal manifestação de fé ter sido feita por uma grande maioria de militares e parentes fez crescer o esplendor de significado deste singular evento.