IMG_6733mais fotografiasEncerramento do Cerco de Jericó na Paróquia Nossa Senhora do Lago, em Brasília (DF), com a participação dos Arautos do Evangelho

O povo eleito, conduzido pelo profeta Josué, após atravessar o Rio Jordão, topou como uma prodigiosa fortaleza cujas muralhas eram de tal maneira bem construídas e guarnecidas que, podemos afirmá-lo, eram consideradas inexpugnáveis, se não fosse o auxílio de Deus. E foi o que sucedeu; após permanecer sete dias girando em torno dela, com a Arca da Aliança, “o povo lançou um brado e tocaram-se as trombetas… e a muralha da cidade veio abaixo” (Js 6, 20), sendo conquistada Jericó, por um grandioso milagre.

Muitos fieis cristãos, contemplando tais maravilhas da Escritura, encheram-se de encanto, o que inspirou seus corações a uma nova manifestação de devoção eucarística: o Cerco de Jericó. Após uma semana inteira de adoração ao Santíssimo Sacramento exposto no ostensório ininterruptamente, dia e noite, é celebrada uma Santa Missa, depois da qual se faz uma procissão com a Hóstia Consagrada, que dá sete voltas em torno do recinto sagrado. O objetivo é que a nova Arca da Aliança, Jesus Cristo, derrube as muralhas dos sofrimentos espirituais e corporais que tanto assolam a nossa condição humana concebida no pecado original.

Foi justamente uma manifestação de fé e devoção eucarística como esta que se realizou na Paróquia Nossa Senhora do Lago nesta presente semana missionária, participando a Cavalaria de Maria de seu encerramento. Após solene celebração eucarística celebrada pelo Revmo. Pe. Norbey Londoño Buitrago, e concelebrada pelo Revmo. Pe. Luís de Souza e Silva, o Santíssimo Sacramento exposto no ostensório foi conduzido em procissão, dando sete voltas em torno da igreja matriz. Não faltaram nem as trombetas, que foram tocadas pelos Arautos do Evangelho.