No dia 13 de outubro de 1917, uma grande multidão (cerca de 100 mil pessoas) se comprimia no pequeno vilarejo de Fátima, num humilde local chamado Cova da Iria. O que estariam procurando esses homens e mulheres debaixo de tanta chuva, num local aparentemente tão inexpressivo?

Uma belíssima Senhora, cuja origem afirmava Ela mesma ser o céu, já em cinco meses seguidos, e no dia treze, vinha aparecendo a três crianças, anunciando que no sexto, ou seja, justamente naquela data, dar-se-ia um maravilhoso milagre de efeito comprobatório.

E foi o que sucedeu: eis que o céu se abriu, e o sol a bailar, subiu e desceu várias vezes, dando a impressão de que, em determinado momento, se precipitaria irremediavelmente sobre o povo estupefato: muitos ajoelhados, outros pronunciando em voz alta orações de encomendação da alma, outros ainda em paralizado silêncio… O medo, enfim, era o sentimento comum. Após alguns minutos do misterioso fenômeno, voltou o sol ao seu lugar de origem, onde placidamente continuou a brilhar e, dissipadas as nuvens, eis que todos estavam secos, limpos e… maravilhados. Vencendo o curto silêncio, que durara poucos segundos, de repente uma forte voz se fez ouvir: “Milagre!!!” E, dentro de um pequeno espaço de tempo, esta palavra ressoava repetidas vezes em brados por aquele numeroso público, que se mostrava verdadeiramente entusiasmado diante de tão grande manifestação sobrenatural.

Entretanto, apesar de tão clara e indiscutível manifestação, foram relativamente poucos os que deram ouvidos a uma mensagem tão sublime e que tem o poder de infundir tanta paz!…

Eis passada quase uma semana após ser completado o  95º aniversário destes históricos  acontecimentos, na última sexta-feira, dia 19 de outubro de 2012, algo maravilhoso foi realizado na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Seberi – RS: uma concorrida procissão luminosa na qual homens e mulheres, idosos, adultos e crianças, louvaram a Santa Mãe de Deus, sob o título de Nossa Senhora de Fátima, portando velas e tochas, e rezando o Santo Terço…

Não será este mais um sinal de que, enfim, a maternal voz da Santíssima Virgem Maria está sendo ouvida? Não será o princípio do Triunfo do Sapiencial e Imaculado Coração prometido pela mesma Mãe de Deus em Fátima?…