Há trezentos anos, uma pequenina imagem da Imaculada Conceição, feita de barro, foi encontrada no Rio Paraíba por três pobres pescadores. Jamais poderiam eles imaginar que este tão singelo achado um dia se tornaria instrumento de tantos milagres, e que esta devoção, Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Rio, de tal maneira se alastraria em território brasileiro, que um dia seria proclamada pela Cátedra de Pedro Rainha e Padroeira desta pátria!…

Dando continuidade às suas atividades evangelizadoras em nossa gloriosa nação, eis que a Cavalaria de Maria se depara com esta data especial na qual é recordada liturgicamente tão importante e histórico achado: 12 de outubro. Estando esta unidade itinerante dos Arautos do Evangelho em missão na Paróquia São José Operário (Bairro Anita Garibaldi, Joinville – SC), foi promovida pelo Revmo. Pároco, o Pe. Jorge Luiz da Silva (Jorjão), a partir das 9hs, uma concorrida carreata que, apesar do chuvoso do clima, se deslocou da igreja matriz até a Capela Nossa Senhora Aparecida (Bairro Jativoca), onde, às 10hs30min, foi celebrada pelo mesmo pároco uma solene Santa Eucaristia.

Nesta mesma importante data, foi presidida pelo Exmo. Dom Irineu Roque Scherer, Bispo de Joinville, às 19hs, na igreja matriz de São José Operário, mais uma Santa Missa, na qual, além do mais, foi comemorado o 22º aniversário de ordenação presbiteral do Revmo. Pe. Jorge Luiz da Silva (Jorjão), sendo este efusivamente homenageado por todos os presentes. Algo digno de especial menção foi a Bênção Apostólica concedida por Sua Santidade o Papa Bento XVI ao aniversariante.