Um curioso que tenha diante de si o brasão da diocese de Frederico Westphalen perguntará o que significarão aquelas duas cruzes de diferente tamanho, entre duas palmas, que estão no seu interior. Após algum tempo de pesquisa, concluirá que significam, nada mais, nada menos, que as abençoadas figuras de dois mártires da fé, Padre Manuel e coroinha Adílio, os quais foram declarados pela Santa Sé como patronos desta diocese sul-rio-grandense no dia 14 de setembro do presente ano de 2012.

O Pe. Manuel Gomez Gonzalez nasceu em San José de Ribarteme, província de Pontevedra (Galícia), Espanha, no dia 29 de maio de 1877. Ordenado sacerdote aos 25 anos de idade, exerceu por primeiro seu ministério como coadjutor numa pequena paróquia de sua diocese natal (Tuy). Posteriormente, foi enviado à vizinha arquidiocese de Braga, onde permaneceu alguns anos, até ser transferido para o Brasil.

Estando em nossa pátria, mais precisamente no estado do Rio Grande do Sul, exerceu seu ministério em diversas paróquias, sendo a sua última a dedicada a Nossa Senhora da Luz, no município de Nonoai, tornando-se o pequeno Adílio Daronch um de seus mais zelosos auxiliares no ofício de coroinha.

O testemunho de fé que estava dando o Pe. Manuel evidentemente não agradaria a Satanás e nem àqueles que o seguem mais de perto aqui na terra. Diversas vezes ameaçado de morte, por ser um agente de paz e conciliação entre forças inimigas, em nome da verdadeira Fé Católica, não se intimidou, continuando sua vida dedicada ao serviço de Deus e da salvação das almas.

Posteriormente, passou a ser, além de pároco de Nonoai, administrador da paróquia de Palmeira das Missões, comunidade esta que da anterior distava uma distância considerável, sobretudo levando em consideração a escassez de meios de locomoção naquele tempo.

Eis que na manhã do dia 21 de maio de 1924, enquanto, juntamente com o pequeno Adílio, se deslocava de sua paróquia até o povoado de Três Passos, foi surpreendido por capangas, que atando a ambos em árvores, desfecharam três tiros contra cada um, consumando o crime que há tempos já estava sendo preparado.

Urna que contém os restos mortais de ambos os mártires, sob o altar-mor da igreja matriz de Nonoai – RS

Desta maneira morreram os dois mártires da fé e da paz! Ambos foram beatificados no dia 21 de outubro de 2007, tornando-se o coroinha Adílio o primeiro gaúcho declarado bem-aventurado pela Santa Igreja Católica.

Sanguis Martirum, semen christianorum. Sangue dos Mártires, semente de cristãos, dizia Tertuliano. Não será esta uma das principais razões do fato de haver tanto sucesso nas atividades evangelizadoras promovidas na diocese de Frederico Westphalen, entre elas as “Missões para Cristo com Maria”?