No presente post, o preclaro internauta poderá contemplar as fotos de algumas das mais importantes atividades realizadas na Paróquia Santa Luzia (Mococa – SP) no decorrer desta Semana Missionária (de 14 a 20 de janeiro de 2013), tais como Santas Missas, adorações e bênçãos eucarísticas, bênção imposição do escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

Santo Antão, um exemplo de renúncia

No dia 17 de janeiro, a igreja celebra em sua liturgia a memória obrigatória de Santo Antão, o grande abade, Pai do monaquismo.

Conta o seu mais afamado biógrafo, Santo Atanásio, que, após a morte de seus pais e, tendo como única companhia uma irmãzinha, a qual era ainda criança, entrou numa igreja onde ouviu na leitura do Evangelho o seguinte convite de Nosso Senhor ao moço rico: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres. Depois, vem e segue-me, e terás um tesouro no céu (Mt 19, 21)

De fato, inspirado pela graça, o jovem Antão sentiu em seu generoso coração o convite de Jesus para que abandonasse suas riquezas, pois efetivamente era muito abastado, e segui-lo numa vida de renúncia, procurando a solidão do deserto.

Entretanto, o monge solitário transformou-se em apóstolo, uma vez que atraiu numerosos discípulos pela santidade de sua vida, tornando-se fundador do monaquismo como uma verdadeira instituição dentro da Igreja.

Célebres foram os seus confrontos com Satanás, contra o qual travou diversas batalhas, sendo por este muitas vezes espancado, em outros momentos espancando-o, e, por fim, de um modo nobre e sereno e, ao mesmo tempo humilde, triunfando sobre este inimigo infernal.

Nasceu este santo por volta de 250, vindo a falecer em 356, vivendo provavelmente mais de cem anos. Contemplá-lo em sua ancianidade deveria ser um belíssimo espetáculo. Certamente a figura de um venerando patriarca: um novo Abraão.

Que todos nós como católicos aprendamos com este glorioso Patriarca do Novo Testamento a, com o auxílio da graça, “renunciarmo-nos a nós mesmos e amar a Deus acima de tudo”, como reza a oração da coleta desta memória litúrgica.