A mais antiga igreja

A mais antiga igreja do Ocidente dedicada a Nossa Senhora: eis a grande glória da Basílica de Santa Maria Maior, erigida pelo Papa Sisto III (432 – 440) no monte Esquilino, em Roma. Tal sagrado templo foi construído com o fito de honrar a Santíssima Virgem logo após a proclamação do dogma de sua Maternidade Divina, feita no Concílio de Éfeso no ano de 431 contra Nestório, o qual o negava peremptoriamente, defendendo a tese errônea de que Nossa Senhora era somente Mãe de Cristo, separando deste modo a personalidade humana da divina em Jesus.

O grande herói da peleja anti-nestoriana foi São Cirilo de Alexandria. Na segunda leitura do ofício, da memória litúrgica da dedicação da Basílica acima mencionada, encontramos um magnífico trecho do discurso de abertura do Concílio de Éfeso, pronunciado por este Santo Padre, do qual vamos extrair algumas linhas, em que ele celebra com verdadeira e autêntica devoção, os louvores de Santa Maria, Mãe de Deus:

“Salve, ó Maria, tu que trouxeste em teu sagrado seio virginal o Imenso e Incompreensível; por ti, é adorada e glorificada a Santíssima Trindade; por ti, se festeja e é adorada no universo a cruz preciosa; por ti, exultam os céus; por ti, se alegram os anjos e arcanjos; por ti, são postos em fuga os demônios; por ti, cai do céu o diabo tentador; por ti, é elevada ao céu a criatura decaída; por ti, todo gênero humano, sujeito à insensatez dos ídolos, chega ao conhecimento da verdade; por ti, o santo batismo purifica os que creem; por ti, recebemos o óleo da alegria; por ti, são fundadas igrejas em toda a terra; por ti, as nações são conduzidas à conversão. E, que mais direi? Por Maria, o Filho Unigênito de Deus veio iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte (Lc 1,77)”.

Eis que a Cavalaria de Maria dá continuidade às suas atividades evangelizadoras em Belém do Pará e, justamente, nesta memória litúrgica, da dedicação da Basílica de Santa Maria Maior (5 de agosto) – igreja esta à qual, inclusive, está filiada a Basílica Menor de Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Caieiras (SP) e é pertencente aos Arautos do Evangelho – realizou-se a abertura das Missões para Cristo com Maria na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no Bairro Fátima, e que é, também, um Santuário em honra à Santa Mãe de Deus.

Para dar início a esses dias de evangelização, que perduraram de 5 a 11 de agosto deste ano de 2013, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi acolhida e conduzida em procissão até à matriz, onde foi presidida pelo pároco, Revmo. Mons. Raimundo Possidônio Carrera da Mata (Mons. Cid), a Santa Missa de abertura de mais uma semana missionária mariana.