São Domingos de Gusmão e o Santo Rosário

“Conheci um homem, que seguiu em tudo o modo de vida dos apóstolos; não há dúvida de que esteja unido nos céus à glória dos mesmos apóstolos”, afirmou Gregório IX a respeito de um santo varão que viveu em seu tempo. Que varão seria este cuja vida e glória é comparada à vida e glória dos apóstolos de Cristo? Nada mais nada menos que São Domingos de Gusmão, grande evangelizador de sua época.

São Domingos, o fundador da Ordem dos Pregadores – à qual pertence entre outros tantos santos dignos de nota o grande São Tomás de Aquino – era ele, sem dúvida, como mestre, modelo e guia de seus filhos espirituais, um sublime pregador. Entretanto, se suas pregações eram de um teor extraordinário capaz de comover os corações, tornavam-se ainda mais arrebatadoras quando tratavam de um assunto tão caro a este virtuoso religioso e sacerdote: o Santo Rosário. Esta era a grande arma utilizada por tal guerreiro espiritual para afervorar os corações, converter os pecadores e exorcizar os demônios, por mais numerosos e poderosos que fossem.

Também, é esta, com efeito, a poderosíssima arma usada pela Cavalaria de Maria em suas atividades evangelizadoras de norte a sul do Brasil, visto que Nossa Senhora apresentou, em suas aparições de Fátima, o Santo Rosário como a solução para os problemas de nosso tempo da mesma maneira que o fez com São Domingos e sua época. Eis por qual razão os membros deste setor missionário dos Arautos do Evangelho, ardorosamente procuram propagar esta devoção, promovendo, entre outras atividades, procissões luminosas com a reza do terço.

A presente postagem traz as fotos da procissão luminosa realizada na noite de 10 de agosto de 2013, na Paróquia do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Belém do Pará, na qual houve uma concorrida participação de um público que manifestou ostensivamente e afetuosamente seu profundo enlevo pela Santa Mãe de Deus.