Fé marial

“Em Nossa Senhora, a infusa era objetivamente profundíssima, pela revelação que lhe foi feita, no dia da Anunciação, dos mistérios da Encarnação e da Redenção, e por sua familiaridade de todos os dias com o Verbo Encarnado.”

“Subjetivamente, sua fé era, além disso, firmíssima, certíssima, e imediata em sua adesão, pois estas qualidades da fé infusa são tanto maiores quanto mais esta é elevada.”

“Ora, Maria recebeu a fé infusa no mais alto grau que jamais existiu.”

O trecho acima, de um brilhante teólogo dominicano,  Pe. Garrigou-Lagrange, dá-nos um pouco a ideia do que foi a grande fé de Maria. Agora, Ela já não possui tal virtude teologal pelo simples fato de estar na visão beatífica. Entretanto, conforme São Luís Maria Grignion de Montfort, esta profundíssima fé marial foi, por assim dizer, guardada nos tesouros do Pai Eterno para ser comunicada aos mais fieis devotos de Nossa Senhora nos últimos tempos.

Os tempos atuais tão cheios de calamidades e misérias não serão os últimos? Não é necessária para o cristão uma profunda fé, a fim de não soçobrar em meio às “torrentes de iniquidades que” cada vez mais “se avolumam” (São Luis Grignion), inundando toda a terra como um péssimo dilúvio pecaminoso? Peçamos a Maria participar de sua fé para que não somente não desfaleçamos, mas, pelo contrário, para que nos mantenhamos de pé e cada vez mais altaneiros em meio a tantos e tão fortes tsunamis.

***

Na noite de sábado, 5 de setembro de 2013, foi realizada na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na cidade satélite de Taguatinga – DF, uma concorrida e animada procissão luminosa, por meio da qual os fieis católicos puderam manifestar com todo ardor e de uma maneira pública sua fé e devoção a Maria Santíssima. Confira as fotos no presente post.