Quem mais ofertou?

“Levantando os olhos, viu Jesus os ricos que deitavam as suas ofertas no cofre do templo. Viu também uma viúva pobrezinha deitar duas pequeninas moedas, e disse: ‘Em verdade vos digo: esta pobre viúva pôs mais do que os outros. Pois todos aqueles lançaram nas ofertas de Deus o que lhes sobra; esta, porém, deu, da sua indigência, tudo o que lhe restava para o sustento’(Lc 21,1-4)”.

O que Nosso Senhor Jesus Cristo louva no episódio acima relatado? Por acaso os ricos que ofertam uma quantidade enorme de suas riquezas para o templo? O que Ele exalta? A mediocridade de alguém que pouco oferece? O que Nosso Senhor louva? O que Ele louva, sobretudo, é a intenção do coração daquele que dá, seja pouco ou, seja muito.

Qual é a finalidade pela qual aqueles ricos oferecem tais exorbitantes donativos? Nada mais do que chamar atenção sobre sua generosidade. Todos, ao contemplá-los concedendo enormes somas para o templo, deverão ficar pasmos com esta “transbordante” manifestação de fé. E é este o seu desejo: agradar aos homens e não a Deus. E é exatamente isto o que o Homem-Deus reprova na atitude desses homens.

E, o que Jesus louva na atitude da viúva? O espírito de fé e confiança em Deus, entregando-lhe tudo o que possui. Não deseja ela o louvor dos homens – e nem tem a possibilidade de tê-lo – mas somente servir com inteiro desinteresse o Deus do céu. E o próprio Deus do céu ali presente feito homem elogia a nobreza de seu coração.

Se os ricos ofertando aquelas grandes somas estivessem com o mesmo estado de espírito da viúva, certamente mereceriam eles também o louvor de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que isto nos sirva de exemplo para nós, homens e mulheres de um século em que o que mais tem valor é a aparência e, em que, o que infelizmente mais importa é o aspecto superficial dos seres humanos, seus haveres, suas capacidades naturais. Deus não nos julgará por aquilo que aparentamos ser, mas pelo que somos. E o que somos muitas vezes não transparece externamente, mas se esconde no interior de nossas almas, onde só o onipresente e onisciente Senhor pode perscrutar com seu olhar infinitamente penetrante.

*          *          *

Confira as fotos da Santa Missa de abertura das Missões Marianas na Paróquia São Sebastião – no bairro Carangola, em Petrópolis – RJ, publicadas no presente post. A Celebração Eucarística ocorreu na noite de 25 de novembro de 2013 e foi presidida pelo Pároco, Pe. Luís Cláudio Santa Anna.