Vigiai!

“Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor” (Mt 24,42). É com esta séria exortação proferida pelos divinos lábios de Jesus que pode ser sintetizada a liturgia do 1º Domingo do Advento. Assim como o Tempo Comum encerra-se com uma proclamação à vigilância, do mesmo modo o Advento inicia-se com a mesma perspectiva: a necessidade da vigilância.

Com efeito, tal vigilância pode possuir dois cumprimentos de onda: um com relação à prática da virtude, outro com respeito à última vinda de Cristo. Mas pode haver um cumprimento de onda intermédio, que se refere à morte e ao juízo particular.

Portanto, ao exortar-nos à vigilância, Nosso Senhor refere-se à sua última vinda de uma maneira explícita, mas deixa implícitos os outros dois aspectos citados.

– faz-se necessária para nós cristãos a vigilância, a fim de que nos preparemos para o glorioso Advento de Jesus;

– faz-se necessária a vigilância para que estejamos prontos para a morte e o juízo particular;

– faz-se necessária a vigilância, para que estejamos sempre atentos ao que devemos fazer e ao que devemos evitar a fim de que, no momento de nossa morte, alcancemos um favorável juízo de Jesus e obtenhamos a vida eterna.

É desta maneira que no Grande Dia do Juízo Universal teremos a sublime graça de estarmos juntos às bem-aventuradas ovelhas – e afastados dos infelizes cabritos – louvando com todo o entusiasmo a Nosso Senhor Jesus Cristo e à Sua Santíssima Mãe, Maria.

*          *           *

Foi sob o bafejo de uma belíssima e exortativa liturgia que tem como foco a virtude da vigilância que foram encerradas as Missões para Cristo com Maria na Paróquia São Sebastião, no bairro do Carangola (Petrópolis – RJ), através da celebração de uma Solene Eucaristia, presidida pelo Revmo. Pe. Luís Cláudio Santa Anna (pároco). Após a Santa Missa, Pe. Luís coroou a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima e consagrou sua Paróquia ao Imaculado Coração de Maria.

Confira as fotos no presente post.