A lei do amor

O coração, dentre os inúmeros órgãos que compõem o organismo do homem, é o que melhor manifesta seus afetos. Quando uma pessoa se enche de admiração por alguém ou algo que a maravilha, seu coração bate forte e a alegria toma conta do seu ser. De um modo inverso, quando um homem ou uma mulher sente um profundo horror por algo, seu coração também acelera os batimentos e uma horrível sensação de dissonância é saboreada por ele ou por ela. Quando há um perigo iminente de um doloroso acontecimento que está prestes a suceder, do mesmo modo, é este órgão que se manifesta. O mesmo se diga a respeito de algo extraordinário prestes a realizar-se: o coração já vive no antegozo destas alegrias.

Entretanto, no meio de manifestações tão díspares, uma lei rege o coração. Que lei é esta? É a lei do amor. É o amor por um bem que se dará, a repulsa por um mal que acontecerá. É o amor o grande motor do coração. O coração se enche de gozo por algo que é objeto de seu amor, ou de tristeza por algo que não lhe apraz. É, pois, o coração o símbolo do amor.

É por esta razão que adoramos o Sagrado Coração de Jesus. Representa ele o infinito amor que Nosso Senhor tem pela humanidade. É, também, por este motivo que veneramos o Imaculado Coração de Maria. O que representa ele senão o profundo amor da Santíssima Virgem para com seu querido Filho? A inesgotável misericórdia de uma bondosa Mãe para com seus amados filhos?

*          *          *

Dando continuidade à tournée de evangelização pela região serrana do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 7 de dezembro de 2013, a Cavalaria de Maria está realizando suas atividades missionárias na cidade de Nova Friburgo, e a paróquia na qual estão ocorrendo tais atividades é a dedicada ao Imaculado Coração de Maria, no bairro Duas Pedras.

Confira neste post as fotos da Santa Missa de abertura, que foi presidida pelo Revmo. Pe. Sérgio Vitorino da Silva, e contou com a presença de numeroso e animado público. (Esta celebração realizou-se na noite de 2 de dezembro de 2013).