Quer ter Paz? Pratique os Mandamentos!

Nos dias atuais, muito se fala sobre a Paz. A Paz, tão querida, tão anelada pela humanidade contemporânea! A Paz, algo ao mesmo tempo tão distante desta mesma humanidade! O que fazer para alcançá-la? Ouçamos a voz de um grande Doutor da Igreja, Santo Agostinho:

“Imaginai um país onde o rei e todo o povo cumpram os Dez Mandamentos; imaginai uma escola onde todos os professores e todos os alunos cumpram a Lei de Deus na sua integridade; imaginai o mesmo se dando com todos os oficiais e soldados de um exército; imaginai, enfim, os Dez Mandamentos observados em qualquer campo da atividade humana. Existiria uma coisa chamada perfeição. A organização social tornar-se-ia exímia e tenderia a ser perfeita. Enquanto os Mandamentos forem cumpridos, os frutos seriam os melhores, os mais excelentes, os mais magníficos. Isto é a ordem”.

“Tranquilidade da ordem”, eis como o mesmo Santo Agostinho define a Paz. E, para alcançá-la, o que é necessário? A prática dos Dez Mandamentos. É através desta prática que a humanidade obterá a perfeição em sua organização social. Quando se torna perfeita uma sociedade, podemos afirmar: “Ela está em ordem”. E se tal ordem chegar a uma plenitude de estabilidade por onde se possa dizer: “Que ordem tranquila!”, aí chegou para esta sociedade a verdadeira Paz.

Onde deve começar a busca desta Paz tão almejada? É no coração de cada homem, de cada mulher que esta Paz deve começar. É necessário que cada um de nós busque uma autêntica conversão, para que nossa consciência esteja em Paz com Deus, consigo mesma e com os irmãos. Para que isto de fato aconteça, não há, segundo Santo Agostinho, melhor caminho que a prática dos Dez Mandamentos.

Alguém dirá: “Praticar os Mandamentos é belo, mas é muito difícil”. Afirma a Doutrina Católica não ser difícil cumprí-los, mas impossível sem o auxílio da graça. Sem o amparo de Deus ninguém é capaz de por em prática a totalidade dos Mandamentos. E, para obter as graças, as forças necessárias para esta sublime finalidade procuremos os Sacramentos, sejamos pessoas de oração, invoquemos a intercessão da Mãe de Misericórdia.

Se formos fieis a este caminho provaremos por nós mesmos o quanto é suave ter a consciência tranquilamente em ordem, o quanto é doce possuir a verdadeira Paz! Se formos fieis a este caminho contribuiremos ativamente para a promoção desta verdadeira Paz num mundo tão profundamente necessitado dela.

*          *           *

Na noite de sexta-feira, 17 de janeiro de 2014, foi realizada na Paróquia Sagrada Família, em Bauru – SP, uma concorrida procissão luminosa, na qual fieis de todas as idades, homens e mulheres, deram um brilhante e público testemunho de fé, rezando o terço, cantando e bradando os nomes de Jesus e de Maria, tendo em suas mãos velas e tochas, símbolos da fé e da caridade.