Um magnífico exemplo de obediência e submissão

Jesus Cristo, Nosso Senhor, era de origem judaica. Como tal, deveria Ele submeter-se à Lei de Moisés. Entretanto, era Ele o supremo Legislador, o sublime Artífice daquela Lei. Todavia, quis Ele, em sua Humanidade submeter-se a ela.

A lei obrigava todo filho primogênito a ser apresentado no Templo quarenta dias após seu nascimento. Obrigava, também, à mãe a um ritual de purificação depois do mesmo intervalo. Submeteram-se Mãe e Filho a esta lei, embora não fossem a ela obrigados.

Por que não eram Eles obrigados a submeter-se a esta lei? Visto ser Jesus, Deus, estava Ele acima desta lei por Ele criada. Também Maria não precisava purificar-se, por haver concebido pelo poder do Espírito Santo, e ter gerado em si, e dado à luz, à própria Pureza.

Que esplêndida lição nos dão para nós, homens do século XXI, Jesus e Maria! Uma vez que nascemos nós numa época tão ébria de liberdade, tão sôfrega de independência, contemplemos neste mistério da apresentação de Jesus no Templo de Jerusalém um magnífico modelo de obediência e submissão.

*          *          *

A Igreja comemora a festa da Apresentação de Jesus no dia 2 de fevereiro. Neste ano de 2014, tal celebração ocorreu num domingo. Justamente nesta data é que foram encerradas as Missões para Cristo com Maria na Paróquia Santo Antônio, em Palmital – SP.

Após a Santa Missa, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi solenemente coroada. Quem teve esta sublime honra foi o jovem pároco, Pe. Leandro César Martins. Este consagrou sua também jovem paróquia ao Imaculado Coração de Maria.