O Reino de Cristo por Maria

Jesus Cristo veio ao mundo por meio de Maria. Jesus Cristo reinará no mundo por meio de Maria: eis uma afirmação proposta por São Luís Maria Grignion de Montfort como frase inicial de seu famoso “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem”.

Nesta rutilante obra, defende tal santo que se Jesus Cristo quis assumir nossa natureza por meio de Maria, tinha como finalidade estabelecer o Reino de Deus – ou o seu Reino – sobre nós. E, se para estabelecer o seu Reino no meio de nós, Jesus Cristo veio ao mundo por meio de Maria, isto significa que é também por meio d’Ela que Nosso Senhor quer reinar sobre ele.

São Luís Maria, portanto, toma o mistério da Encarnação como base, como princípio primeiro da realização do Reino de Deus no mundo, e devemos entender esta mesma realização como uma continuidade, um prolongamento do Mistério da Encarnação do Verbo de Deus no seio de Maria. Com efeito, ao tornar-se Ela Mãe de nosso Salvador, concebeu pelo Espírito Santo o próprio Reino de Deus que se realizaria na história, em função de Jesus Cristo. É lógico, portanto, que o Reino de Deus em sua plenitude, que será uma conformação de todo o gênero humano ao Evangelho de Cristo, se realize por meio de Maria, uma vez que a sua base e fundamento é o Verbo Encarnado, vindo ao mundo por meio d’Ela.

A afirmação de que o Reino de Cristo no mundo virá por Maria, proferida por São Luís Maria Grignion de Montfort no século XVIII encontra uma brilhante confirmação na promessa feita pela Santíssima Virgem em Fátima a respeito do triunfo de seu Imaculado Coração. De fato, quando Nossa Senhora triunfar sobre o pecado, estabelecer-se-á sobre a face da terra, como fruto de uma intervenção feita por Ela mesma nos acontecimentos, o perfeito Reino de Cristo com uma ordem e uma estabilidade nunca vistas. Será o Reino de Deus por meio de Maria.

É na esperança do advento deste reino de paz e santidade que a Cavalaria de Maria realiza suas atividades evangelizadoras pelos Brasil.

No último domingo, esta unidade missionária dos Arautos do Evangelho encerrou mais uma semana de evangelização, desta vez na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Primavera (Rosana – SP).

Confira neste post as fotos da Santa Missa de encerramento e da solene cerimônia de coroação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Quem a coroou foi o reverendíssimo Pe. Éverton Aparecido da Silva, que consagrou sua Paróquia ao Imaculado Coração de Maria.