A Transfiguração de Jesus

          Neste segundo domingo da Quaresma contemplamos o episódio da Transfiguração de Jesus, fato magnífico no qual Nosso Senhor manifesta o esplendor de sua glória aos seus discípulos.

Por que razão, neste tempo de penitência, a Santa Igreja nos faz lembrar de uma ocasião tão gloriosa da vida de Cristo?

Para o compreendermos tenhamos como pressuposto que tal fato se deu antes de Jesus Cristo realizar o seu Mistério Pascal – Paixão, Morte e Ressurreição – num tempo em que seus discípulos estavam sendo preparados para a dura provação que se seguiria. Não ficaram os três apóstolos ali presentes – Pedro, Tiago e João – mais fortalecidos em sua fé depois de contemplarem a glória do Senhor?

Assim também nós, nesta Quaresma de 2014 – e nesta constante “quaresma” que é a vida humana sobre esta terra de exílio – contemplando misticamente a glória do Senhor transfigurado no Tabor, somos convidados a nos enchermos de entusiasmo tendo em vista a glória que Deus nos reserva também a nós no Céu.

Desta maneira, teremos, por assim dizer, fôlego redobrado para cumprirmos com todo o ímpeto a penitência quaresmal. Desta forma, outrossim, nos encheremos de forças espirituais para em nossas existências realizarmos somente o bem, rechaçando todo mal.

Deste modo, sobretudo, nos prepararemos para um dia alegremente participarmos com a Santíssima Trindade, Nossa Senhora, os Anjos e os Santos da mais esplendorosa solenidade que possa haver, pois esta foi criada cuidadosamente pelo próprio Deus: a Páscoa da Eternidade.

*          *          *

          Na noite de sábado, 15 de março de 2014, foi celebrada a Santa Missa de encerramento das Missões para Cristo com Maria na Paróquia São Donato, em Içara – SC. Foi o Revmo. Pe. Antônio Vander da Silva quem presidiu a celebração. Foi ele, também, quem coroou a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, consagrando sua amada Paróquia de São Donato ao Imaculado Coração de Maria.

Confira neste post as fotos deste momento especial.