O sonho de todo ser humano

               Liberdade, eis uma palavra tão em voga nos dias atuais. Ser livre é, com efeito, o sonho de todo ser humano.  Mas, no que consiste a verdadeira liberdade? Será ela a capacidade que o indivíduo tem de fazer o que pedem suas inclinações indiscriminadamente? Ou será ela fruto de um esforço pessoal por onde o ser humano chegue por si mesmo à plenitude do desenvolvimento de suas faculdades, sem o amparo de uma força transcendental? O que é a liberdade?

Responde-nos o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 1744: “A liberdade é o poder agir ou não agir, praticando então a pessoa atos deliberados. Ela alcança a perfeição de seu ato quando está ordenada para Deus, o sumo bem”. E, no parágrafo 1747, “o exercício da liberdade não implica o suposto direito de tudo dizer e fazer”.

Ao afirmar, portanto, que a liberdade consiste na capacidade do ser humano de praticar atos deliberados, o Catecismo não deseja dar-nos a entender que deliberadamente pode-se tudo fazer, mas que para que se alcance o uso pleno desta faculdade deve-se ordenar as ações em função de Deus. Por que razão? Porque Ele é o Sumo Bem para o qual a vontade humana – que tem como objeto o bem – deve tender. O ser humano que utiliza sua faculdade deliberativa para praticar ações contrárias à Lei de Deus – por mais que tais ações sejam num primeiro lance deleitáveis – foge desta verdadeira liberdade; torna-se escravo do pecado. Liberdade desta maneira significa a capacidade que o homem tem de única e exclusivamente praticar o bem.

Mas, como ser livre se, como afirma o Apóstolo, sentimos em nós duas leis opostas, que estão a lutar entre si? Como ser livre se nós, por nossas simples capacidades somos incapazes de vencer as forças do mal que habitam em nossas almas?

Eis a razão pela qual Cristo Nosso Senhor quis assumir nossa débil natureza! Justamente com o objetivo de libertar-nos deste fortíssimo império do mal que nela reside por consequência do pecado original. Com efeito, morrendo na Cruz, Jesus obteve para nós de antemão todas as graças para a nossa vitória.

De que maneira participaremos desta graças obtidas por Cristo na Cruz? Recebendo os Sacramentos, rezando, fugindo do mal, esforçando-nos para praticar o bem, sendo devotos de Nossa Senhora. Deste modo teremos forças para possuirmos a verdadeira liberdade nesta vida e a salvação eterna na outra.

*          *          *

               Encerrando a Semana Missionária na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, continuou a Cavalaria de Maria suas atividades de evangelização na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Joinville – SC. Entre os dias 7 e 12 de abril de 2014, as Missões para Cristo com Maria realizaram-se na Comunidade Cristo Libertador, localizada no Bairro Aventureiro.

Para dar início a estes dias de evangelização, foi realizada uma carreata que conduziu a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima da Comunidade Nossa Senhora Aparecida para a Cristo Libertador, onde foi celebrada a Santa Missa de abertura de mais uma Semana Missionária Mariana.