DSC03291

O desânimo é a tentação mais perigosa que o inimigo da salvação dos homens possa pôr por obra. Nas outras tentações, ele só ataca uma virtude em particular e mostra‑se a descoberto; no desânimo, ataca‑as todas, e esconde‑se.

Quando uma lâmpada queima-se durante a noite numa casa, nem por isso os vários ambientes dela ficam na escuridão. Agora, quando alguém desliga a chave geral da residência, tudo fica sem funcionar, sem energia elétrica por melhor que sejam os lustres, nada ilumina.

Assim também acontece quando desanimamos face as vicissitudes da vida, sem ânimo, sem fé e sem entusiasmo estaremos prontos para servir o pai da mentira, o demônio.

Um suave alento para as dificuldades da rotina diária foi a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima em Vargem Grande – SP. O objetivo da peregrinação de porta em porta foi justamente este, manter “ligada a chave geral”, ou seja, o amor de Deus.

Quando se obtém com plenitude aquilo que se ama, só se pode amá-lo com plenitude. O bem adquirido em sua integridade é aquilo que se ama com entusiasmo. Sem o entusiasmo (en-theos: cheio de Deus), a verdade se esfumaça.

Nesses dias da visita de Nossa Senhora o incentivo a oração em família, a busca da Verdade, foi uma forma de acender o entusiasmo pelo bem, pela virtude, por tudo quanto aproximasse das coisas de Deus e da Igreja e afastasse da funesta tentação do desânimo.