DSC06400

O esforço nem sempre é algo fácil de se fazer, pois bem, nossa santificação exige a prática da virtude.

Diz São Bernardo: “Quem somos nós, ou qual é a nossa força para resistirmos a tantas tentações? Certamente era isso o que Deus queria: que nós, vendo a nossa insuficiência e a falta de auxílio, recorrêssemos com toda a humildade à sua misericórdia”.

*          *          *

A cidade de Ubirajara, no interior paulista, no período de 10 a 15 de janeiro, recebeu a imagem de Nossa Senhora de Fátima que foi conduzida pelos Cavaleiros de Maria a diversas residências, estabelecimentos comerciais e públicos.

A oração em conjunto foi uma nota tônica em cada lugar por onde esteve a Imagem Peregrina. Os missionários a cada passo, junto ao simpático povo ubirajarense, promoveram uma prece a Nossa Senhora para que em todos os momentos a proteção de Deus jamais deixasse de se fazer presente na vida de cada um.

Quem pelos mares da existência terrena navega jamais pode se esquecer de recorrer a Estrela da Nova Evangelização, Maria Santíssima, caminho seguro que a todos conduz a porto seguro.

Deus sabe como a oração é útil para conservar a humildade e para exercer a confiança!

*          *          *

São Luiz Maria Grignion de Monfort nos indica um rumo a seguir: “Como farás, ó alma? Quais os meios que escolherás para subir aonde Deus chama? Os meios de salvação e de santificação, conhecidos de todos, indicados no Evangelho explicados pelos mestres da vida espiritual, e praticados pelos santos, são necessários aos que se querem salvar e atingir a perfeição: a humildade de coração, a oração contínua, o abandono à Divina Providência, a conformidade com a vontade de Deus. Para achar a graça de Deus é necessário encontrar Maria. Tudo enfim se reduz a encontrar-se um meio fácil de obter de Deus a graça necessária para a santificação; é o que quero ensinar. Asseguro, porém que para achar a graça de Deus é necessário encontrar Maria!”

*          *          *

A navegação à vela consiste em deixar-se levar pelo vento, diferentemente da navegação com remo que exige muito esforço. Recorrendo a Maria, por certo os ventos da graça tocarão mais facilmente as “velas” de nossas almas conduzindo-as para o caminho do Céu, do contrário todo esforço sem Ela, não será suficiente. Por mais que o “remo” de nossos méritos alcançados com sofreguidão possa ter algum valor, só Maria alcançar-nos-á a salvação nos mares da misericórdia de Deus!