IMG_8899

Foi promovida na Paróquia de Santo Antônio em Araxá – MG, uma procissão luminosa com os paroquianos que acorreram à igreja para prestar sua homenagem e louvor a Virgem de Fátima.

“Rezai o terço todos os dias para alcançar a paz!” – palavras de Nossa Senhora nas aparições aos pastorinhos em Portugal.

Inspirados neste pedido de Nossa Senhora em Fátima, os fiéis devotos rezaram os mistérios do Rosário ao longo de todo o percurso. Os homens ladearam a procissão com tochas de fogo e alguns tiveram o grande privilégio, a grande graça de conduzir o andor da Imagem Peregrina.

Após essa piedosa devoção foi realizada uma bela queima de fogos para marcar através de lindos artifícios esse dia mariano.

*         *          *

O importante preceito da oração!

Um trecho do Catecismo da Igreja Católica bem ilustra o importante preceito da oração:

“Orai sem cessar” (1Ts 5,17), “sempre e por tudo dando graças a Deus Pai, em nome de Nosso Senhor, Jesus Cristo” (Ef 5,20), “com orações e súplicas de toda sorte, orai em todo tempo, no Espírito e, para isso, vigiai com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Ef 6,18). “Não nos foi prescrito que trabalhemos, vigiemos e jejuemos constantemente, enquanto, para nós, é lei rezar sem cessar”.

Orar é sempre possível: o tempo do cristão é o de Cristo ressuscitado que “está conosco todos os dias” (Mt 28,20) apesar de todas as tempestades.

Diz São João Crisóstomo:

“É possível até no mercado ou num passeio solitário fazer uma oração freqüente e fervorosa. Sentados em vossa loja, comprando ou vendendo, ou mesmo cozinhando.”

Orar é uma necessidade vital. A prova contrária não é menos convincente: senão nos deixarmos levar pelo Espírito, cairemos de nova na escravidão do pecado (cfr. Gl 5,16-25). Como o Espírito Santo pode ser “nossa Vida”, se nosso coração está longe dEle?

Diz São João Crisóstomo:

“Nada se compara em valor à oração; ela torna possível o que é impossível, fácil o que é difícil. É impossível que caia em pecado o homem que reza.”

E Santo Afonso Maria de Ligório afirma:

“Quem reza certamente se salva; quem não reza certamente se condena.” Mas como podemos “orar sem cessar” (1Ts 5,17)?

Vejamos o que diz Orígenes:

“Ora sem cessar aquele que une a oração às obras e as obras à oração. Somente dessa forma podemos considerar como realizável o princípio de orar sem cessar.”