DSC07668

Um dos aspectos que caracterizam mais especialmente a imagem peregrina conduzida pelos Arautos do Evangelho durante suas missões é o fato de esta trazer exposto o seu Coração em torno do qual podemos contemplar uma coroa de espinhos, a qual se afigura como um eloqüente símbolo dos padecimentos sofridos pela Santíssima Virgem… Qual foi o maior de todos estes sofrimentos? Justamente quando Jesus, seu Divino Filho, sofreu e morreu no alto da Cruz por nossos pecados, a fim de nos curar de nossas iniqüidades. Entretanto, mesmo experimentando tantos tormentos em união com Nosso Senhor, conhecia bem Ela qual era objetivo de tantas dores, e o mesmo “Fiat” que foi pronunciado no dia da Anunciação do Arcanjo São Gabriel, foi repetido a cada estertor, a cada manifestação de angústia de Cristo Crucificado.

Contemplar tal imagem peregrina trazendo em si um simbolismo tão eloqüente é um instrumento muito eficaz para termos uma noção de quão grande é seu amor por nós, pois que não poupou o seu próprio Filho Bem Amado, mas ofereceu-o em sacrifício para conquistar para nós a felicidade eterna perdida pelo pecado de nossos primeiros pais. E… A que a Santíssima Virgem nos convida diante desta perspectiva? A correspondermos a tão grande amor, procurando agradá-la pela santidade de vida, imitando o seu exemplo, carregando nossa Cruz.

Fazendo suas visitas aos lares, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos etc., da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Marília (SP), é justamente esse o apelo feito silenciosamente pela imagem peregrina do Imaculado Coração de Maria nessa quaresma, tempo litúrgico que nos convida à conversão, tendo presente os mistérios dolorosos de Cristo e de Maria. Que as pessoas contempladas por essas visitas correspondam a essa insigne graça, procurando moldar suas vidas segundo os ditames do Evangelho, a fim de que não somente compreendam essa mensagem, mas a coloquem de fato em prática, para que, por meio de Maria suas chagas espirituais sejam inteiramente curadas e alcancem, um dia, a bem-aventurança eterna.