Procissão luminosa na Paróquia São Sebastião, em Bauru (SP)

“Amém, Vem Senhor Jesus, amém”, cantou o Salmo Responsorial da celebração eucarística deste último sábado, dia 1º de dezembro de 2012. Encerrar o ano litúrgico com este singelo e belo cântico tem um significado muito especial. Visto que toda a prece católica termina com o “Amém”, é maravilhoso que esta perpétua oração, que é a Liturgia, encerre mais um de seus ciclos anuais com um grandioso “Amém”, na perspectiva do advento do último “Amém” da História, que será o retorno glorioso de Jesus. É por isto que, junto com o “Amém”, se intercala o famoso brado “Vem, Senhor Jesus” (Maran atá), fazendo ecoar pelo recinto sagrado aquele sublime cântico entusiasticamente entoado pelos primeiros cristãos e que se perpetuará até o fim dos tempos.

De fato, ter presente este advento de Nosso Senhor Jesus Cristo em glória e esplendor deve encher os corações dos fieis de alegria e esperança em seu augusto e definitivo triunfo sobre o mal, a morte e o pecado. Sobretudo, deve alentar a confiança daqueles que vivem dias tão conturbados como os atuais, onde infelizmente são tantos os que estão distantes destas sublimes perspectivas, engolfados no materialismo, no egoísmo, no utilitarismo, no hedonismo, valores mundanos que afastam do sobrenatural.

Contemplar uma procissão luminosa como a que foi realizada justamente no último sábado, dia 1º de dezembro de 2012, na Paróquia São Sebastião, em Bauru (SP) é ter diante de si que não são tão poucos assim os que esperam e desejam tal triunfo de Nosso Senhor.

Efetivamente, contemplar uma numerosa quantidade de fieis católicos saindo pelas ruas de uma movimentada cidade, proclamando com ufania sua fé em Jesus e Maria, portando tochas e velas, e rezando o terço, é nada mais do que um sinal magnífico de que o Espírito Santo continua a guiar sua Igreja pelas veredas deste mundo, que muitas vezes manifesta-se tão hostil à verdadeira religião, desprezando seus profundamente sublimes e pacificadores ensinamentos.