Maria, um admirável exemplo de caridade

“Aspirai aos dons superiores” (1Cor 12, 31), eis é a grandiosa exortação feita pelo Apóstolo das gentes apresentada na Liturgia deste quarto domingo do tempo comum. Com efeito, este deve ser o empenho de todo aquele que anela por uma maior união com Deus: aspirar ao que há de mais sublime. E, continua São Paulo: “Agora, ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos” (1Cor 12, 31).

Qual é o “caminho mais excelente de todos” segundo este santo Apóstolo? A via da caridade, que “jamais acabará” (1Cor 13, 8). “Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a caridade.” (1Cor 13, 13)

Extraordinário exemplo de caridade, encontramo-lo sem dúvida na Santíssima Virgem. De fato, ao aparecer-lhe o Arcanjo Gabriel anunciando-lhe a admirável honra da Maternidade Divina, não podemos afirmar que ela não conhecesse qual seria o trágico – mas também glorioso – fim do rebento que dela haveria de nascer. Sabia Maria Santíssima qual seria o cúmulo de dor que padeceria ela com seu Divino Filho, pois seu conhecimento das profecias escriturísticas era de uma perfeição e profundidade nunca vistas. Todavia, qual não foi sua resposta plena de amor a Deus e aos homens? “Eis aqui a escrava do Senhor” (Lc 1, 38).

Outro brilhantíssimo fato que atesta a sublime caridade que caracteriza o Imaculado Coração de Maria vemos no episódio das “Bodas de Caná”. Conhecendo Nossa Senhora a falta de vinho, percebia ela em que desagradável situação estavam postos os recém-casados diante dos convidados. Movida por compaixão, obteve de seu Divino Filho um estupendo milagre.

Enfim, contemplando os episódios da vida da Santíssima Virgem narrados pelas Sagradas Escrituras, percebemos o quanto a caridade era a mola propulsora de sua sublime existência, até à Eternidade, onde coroada como Rainha do Universo, goza de uma maneira ímpar do convívio com a Santíssima Trindade, intercedendo afetuosamente pelos filhos que, neste “vale de lágrimas”, lutam por obter o supremo dom da perene felicidade post mortem.

Crer nesta sublime caridade que move o Imaculado Coração de Maria até o extremo deve ser um alento para nós, membros da Igreja Militante, pois grandes são as vicissitudes da vida nesta terra de exílio. Poderosos são nossos inimigos – o demônio, o mundo e a carne – grande é a nossa humana fragilidade. O que deve nos encher de confiança é o fato de possuirmos uma Mãe Celeste que se desdobra em carinhos e amparos para com seus debilíssimos filhos.

Efetivamente, foi com semelhante confiança que os fieis da Paróquia Santa Cruz, da cidade de Santa Cruz das Palmeiras – SP, participaram da cerimônia de coroação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, após a Santa Celebração Eucarística da noite do último domingo, dia 3 de fevereiro do presente ano de 2013, a qual foi presidida pelo pároco, o Revmo. Pe. Junior. Concelebrou, também, o Revmo. Pe. André (vigário).