“Luz das nações e Glória de Israel”

Um santo varão, já avançado em anos. Uma sublime promessa. Uma grande expectativa. Uma dolorosa provação… Eis que este ancião já sente esvaírem suas forças, percebe a sombra da morte a aproximar-se. E nada das divinas promessas se cumprirem. Confiança é a sua palavra de ordem.

Este santo varão é um sacerdote levítico. Nesta ditosa data, está a apresentar os primogênitos de Israel ao Senhor, conforme ordena a Lei de Moisés.

Que feliz surpresa! Uma singular família se lhe aproxima. Um jovem senhor cheio de nobreza e simplicidade. Uma dama esplendorosa de inocência, de luz e de graça. Um sublime Menino, que é a própria Luz incriada.

Que alegria para este santo ancião! Seus sonhos estão a realizar-se! É o Messias, o Filho de Deus, o próprio Senhor a penetrar em seu Templo, a ser depositado nos braços daquele que o apresentará… E, quem irá fazê-lo será ele mesmo, Simeão!

Com que nobre e santo gáudio espiritual o feliz ancião o toma em suas mãos, tão acostumadas ao sacrifício de cordeiros?… Agora é o próprio Cordeiro de Deus que está a apresentar ao Senhor!

Não são, portanto, sem sentido as inspiradas palavras que brotam de seus lábios. De fato, é este homem além de santo, um grande profeta. Vislumbra ele o futuro de sofrimento e de glória daquele luminoso Menino.

E um gládio de dor traspassa o Sapiencial e Imaculado Coração da Mãe deste Menino…

Com efeito, foi tendo a sublime cena acima descrita diante dos olhos que, após a Santa Missa do dia 2 de fevereiro de 2013, Festa da Apresentação do Senhor, foi realizada na cidade de Santa Cruz das Palmeiras a procissão luminosa, que desta vez teve um caráter especial por comemorar também Aquele que é “Luz para iluminar as nações e Glória para seu povo Israel” (Lc 2, 32).