Caminhar na presença do Senhor, com sua Cruz, e com Maria

Como pregou eloquentemente o novo Sumo Pontífice, Francisco, em sua homilia na Missa “Pro Ecclesia” do dia 14 de março de 2013, temos de ter coragem para “caminhar na presença do Senhor, com sua Cruz; de edificar a Igreja sobre o sangue do Senhor, derramado na Cruz; e de confessar como nossa única glória Cristo Crucificado. E assim a igreja vai adiante”.

De fato, é de uma absoluta necessidade ser a Cruz de Nosso Senhor o centro para onde devem convergir todos os desejos, todos os anelos, todas as energias, todas as ações de todo católico que o queira ser de fato. Se o católico não abraçar inteiramente a via da Cruz, não pode ser considerado discípulo de Cristo, mas deve receber o desagradável – e quão verdadeiro – apelativo de “mundano”, como assevera o próprio Papa Francisco na homilia acima citada. E amar a Cruz de Cristo significa nada mais que imitar o seu divino exemplo e o de sua Santíssima Mãe aos pés da Cruz. Com efeito, Maria sofria profundamente, mas, por amor a nós, oferecia o sacrifício de seu Divino Filho ao Pai para nossa salvação, tornando-se, desta maneira, nossa corrededentora.

Por conseguinte, caminhar na presença do Senhor, com sua Cruz é, também, caminhar com Maria; é, de fato, ser conduzido por ela aos pés da Cruz de Jesus, onde este, em meio às suas atrozes dores e angústias diz a cada um de nós: “Filho, eis aí tua Mãe”; é ouvir sair dos lábios do mesmo Homem-Deus crucificado, ao dirigir-se à Senhora Dolorosa: “Eis aí teu filho”.

Caminhar com Maria: foi exatamente isto o que se deu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus do Bairro Bequimão (São Luís-MA) no último sábado, 6 de abril de 2013, através de uma bela e concorrida procissão luminosa pelas ruas da cidade. Uma grande quantidade de fieis de todas as idades e de ambos os sexos participou deste grande e público ato de louvor à Santíssima Mãe de Deus.

Após esta abençoada procissão, muitos fieis fizeram o propósito firme de rezar o terço todos os dias e de se afervorar em sua participação à comunidade eclesial.