Comunicar a Verdade, a Bondade e a Beleza: Missão da Igreja, Vocação dos Arautos

“Comunicar a Verdade, a Bondade e a Beleza ‘em pessoa’”, esta é, conforme afirma o Papa Francisco em sua primeira audiência aos representantes dos meios de comunicação social (16/3/2013), a missão da Igreja.

Com efeito, esta é, de um modo especial, a vocação, o carisma próprio dos Arautos do Evangelho: comunicar não a sua própria verdade, bondade e beleza, mas ser um reflexo deste Verum, Bonum, Pulchrum  substancial: a Santíssima Trindade.

Pelo fato de ser uma instituição nascida no seio dos Arautos do Evangelho, esta é, por conseguinte, a vocação, a missão da Cavalaria de Maria: comunicar a verdade, a bondade e a beleza divinas através de suas atividades missionárias, pregando o Evangelho aos pobres com o desejo de causar em seus corações um autêntico fascínio com relação a Cristo, por meio de Maria, a fim de que suas almas inflamadas de amor por Ele, voltem suas cogitações para as coisas mais altas e encontrem forças para carregar suas cruzes, as quais muitas vezes  e de muitos modos pesam sobre seus ombros, sobretudo numa realidade em que cada vez mais imperam o materialismo, o hedonismo, o pragmatismo, estas diversas manifestações de ateísmo prático.

Como pertence também e especificamente à grande missão da Cavalaria de Maria propagar o Evangelho até os mais distantes rincões de nosso imenso território nacional, está ela agora dando continuidade às suas atividades missionárias num estado brasileiro que faz, por assim dizer, transição entre as regiões nordeste e norte de nossa nação: o Maranhão, uma unidade da federação cuja população se caracteriza pela fusão de três raças – o índio, o negro e o branco – característica esta que o torna tipicamente brasileiro, e é nada mais do que São Luís, sua capital, a cidade contemplada primeiramente com uma semana missionária mariana.

Sagrado Coração de Jesus do bairro Bequimão: eis a paróquia são-luisense na qual está a Cavalaria de Maria realizando suas Missões para Cristo com Maria entre os dias 1 e 7 de abril do presente ano de 2013, e foi com uma concorrida carreata que os manifestativos fieis desta paróquia acolheram a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, conduzindo-a até à igreja matriz, na qual, em decorrência, foi celebrada, pelo Revmo. Pe. Ricardo João Cordeiro Moreira (pároco) a solene Santa Missa de abertura deste dias de missão, os quais coincidem justamente com a oitava da Páscoa.