No último dia 21 de junho foi comemorada pela Santa Igreja a memória litúrgica de São Luís Gonzaga.

“A juventude não foi feita para o prazer, mas sim para o heroísmo”, dizia Paul Claudel. Em São Luís Gonzaga encontramos um extraordinário exemplo desta luminosa afirmação do famoso poeta francês.

Já se ouviu dizer também que juventude muito mais do que a uma faixa etária, corresponde a um certo estado de espírito. Desta maneira, em muitos casos, alguém poderá ter pouca idade, mas ser considerado velho por sua falta de disposição, culposa ou não; em outros, uma pessoa poderá ser tida por jovem, apesar de seus já avançados noventa anos.

É deste modo que devemos considerar o povo de Espinosa (MG), ao participar da procissão luminosa realizada justamente na noite de sexta-feira, dia 21 de junho de 2013. Havia moços e idosos, pessoas de todas as idades. Entretanto, todos em sua juventude espiritual louvaram alegremente a Santa Mãe de Deus, imitando o heroico exemplo de São Luís Gonzaga em seu profundo amor à Virgem Maria, exatamente na data em que é comemorada pela Santa Igreja sua memória litúrgica.