Divino Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Eis o inefável papel desta Pessoa Divina na própria Divindade: unir o Pai ao Filho pelos sublimes laços do Amor.

Eis o substancioso papel do Espírito Santo com relação às almas: inundá-las da sublimidade de seu amor, fazendo-as participar da natureza divina, dando a elas a possibilidade dos maiores atos heroicos tendo em vista esta comunhão com Deus, eterna no céu.

Um exemplo de quem abriu sua alma para esta tonificante ação do Divino Paráclito encontramos em São Sebastião. Valente centurião romano, tornou-se de um modo especial heroico ao entregar sua vida por Nosso Senhor, sofrendo doloroso martírio. Quem lhe deu forças para suportar suas atrozes dores? A sua própria natureza humana? Não! Nada mais nada menos que o Espírito Santo, que por meio de graças superabundantes fê-lo resistir valorosamente a todos os aflitivos tormentos que lhe sobrevieram, sem lhe permitir o menor esmorecimento na virtude da fé, a qual foi por ele guardada até o supremo desenlace.

Assim age o Espírito Santo: distribui seus mais variegados dons, com o fito de fortalecer e animar os cristãos para que estes atinjam sua finalidade última: a eterna salvação.

Um exemplo típico da ação tonificante do Divino Paráclito foi presenciado pela Cavalaria de Maria durante as Missões Marianas em Espinosa (MG), de um modo especial na Santa Missa que concluiu esta semana de evangelização – celebrada na noite de 22 de junho de 2013. Realmente, concorrida e fervorosa foi a participação dos fieis que lotaram a igreja matriz do Divino Espírito Santo para participarem da celebração eucarística, da coroação da imagem peregrina e da consagração das duas paróquias – Divino Espírito Santo e São Sebastião – ao Imaculado Coração de Maria.