Visitas da imagem peregrina na Paróquia Santíssima Trindade (Belém – PA)

Tudo caminha em paz em Jerusalém. De repente, um grande burburinho começa a fazer-se entre o povo. Uma exótica e luxuosa caravana vinda do Oriente penetra nesta cidade. O que estarão querendo estes estrangeiros? Alguns dizem que são reis, outros, que estão a perguntar sobre um certo rei dos judeus que acaba de nascer.

Herodes treme em seu palácio devido a estes burburinhos, e a esta insólita caravana. “Rei dos judeus sou eu” – pensa ele consigo – “entretanto, este povo vive falando a respeito de um Messias que está para chegar, e que será rei em meu lugar…” Manda, cheio de terror, comparecer diante dele os escribas e sacerdotes, e pergunta-lhes onde haveria de nascer o Cristo. Estes lhe respondem:

Em Belém de Judá, porque assim foi escrito pelo profeta: “E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo (Miq 5,2)” (Mt 2, 5). O restante da história já nos é bem conhecida.

Em Belém do Pará, eis o lugar onde estão os cavaleiros de Maria a realizar suas missões para Cristo neste final do mês de julho.

Santíssima Trindade: esta é a paróquia na qual, entre os dias 22 e 28 de tal mês, a imagem peregrina do Imaculado Coração de Maria está a visitar os lares, para fazer nascer o Cristo-Rei nos corações, como o fez na pequena gruta de uma pequena cidade de Judá, cujo nome é Belém.

Assim, podemos afirmá-lo, Belém do Pará está a transformar-se de algum modo, neste dias, em Belém de Judá.