Certa feita, lá pelos idos do quarto século da era cristã, um santo varão caminhava pela areia de um belo litoral. Estava ele meditativo, olhava para o céu de vez em quando e suspirava. Colocava por vezes suas mãos no queixo, e coifava sua barba já tendente ao grisalho e novamente suspirava. Parecia ele altamente absorto em profundos pensamentos, esforçando-se sobremaneira para chegar à conclusão de alguma coisa de difícil resolução.

De repente, tal santo varão viu diante de si um menino de belo aspecto que corria em direção ao mar arrancando com uma concha uma porção de água e jogando-a num buraquinho feito por ele na areia, fazendo-o apressadamente, indo e voltando diversas vezes. – O que estás fazendo menino? – perguntou-lhe o varão. – Estou tentando colocar o oceano dentro deste buraco. – Mas não percebes ser isso impossível? O menino parou, fitou-o com os olhos chamejantes e respondeu: – É mais fácil colocar todo o oceano dentro deste buraco do que ser compreendido o Mistério que estás tentando perscrutar.

Que santo varão seria este? Nada mais que o grande Santo Agostinho. E, qual seria o Mistério tão difícil de compreender referido pelo angélico menino? Nada menos que o da Santíssima Trindade. Com efeito, não é este Mistério difícil de ser por nós compreendido. É ele impossível. Está infinitamente acima da capacidade racional de qualquer ser humano, diríamos até de qualquer Anjo.

Este Mistério, muito mais do que compreendido, deve ser por nós, que vivemos nesta terra de exílio, crido e amado, em busca de um dia participarmos deste Sagrado Banquete-Convívio trinitário no Céu, na Eternidade.

Pois bem, é justamente numa paróquia dedicada ao mais sublime mistério de nossa fé que está a Cavalaria de Maria a realizar suas missões entre os dias 22 e 28 de julho de 2013, em Belém do Pará.

Com uma Santa Missa, celebrada pelo Revmo. Pe. Ronaldo Ronaldo de Souza Menezes (pároco), foi a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima acolhida com profunda alegria pelos fieis.