A realeza de Maria

No último dia 22 de agosto, a Santa Igreja comemorou a festa da Realeza de Nossa Senhora. São múltiplas as razões pelas quais podemos chamar Maria de Rainha. A principal delas diz respeito à sua Maternidade Divina.

Sendo Ela Mãe de Jesus, nosso Deus e Senhor, nosso Rei, Ela é nossa Rainha. Ela é nossa Rainha pelo fato de haver recebido em seu seio virginal o Autor e a Fonte de toda Graça, adquirindo com Ele todos os bens que a Ele pertencem. Deus entregou-se a Si mesmo a Maria, e concedeu-lhe tudo o que possui de um modo superabundante.

Nossa Senhora é Rainha, e, como Rainha, Dispensadora de todos os dons celestes, Medianeira de todas as Graças. E, nisto consiste seu reinado: fazer o bem a todos os seus amados filhos e devotos, conduzindo-os misericordiosamente à glória celeste.

***

Ao contemplarmos a expressiva imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, temos diante de nós um doce e maternal olhar, com um fundo de tristeza. E, qual a razão de tal tristeza? Olhamos para seu Imaculado Coração exposto e vemos nele uma coroa de espinhos a feri-lo por todos os lados. O que significa isto? A profunda tristeza de Maria pelos pecados da humanidade. Sobre um mundo tão afundado no caos e na devassidão Ela não está a reinar com o seu reino de suavidade e bondade. Quem, então, está a reinar neste mundo? É o demônio, é a iniquidade, é a falta de caridade para com Deus e o próximo, é a impureza, o egoísmo nas suas mais variadas formas.

Como poderia Maria olhar com alegria para esta humanidade? Ela que é por direito Rainha, qual não deve ser a tristeza dela tendo diante de si tantos usurpadores?

Entretanto, uma promessa Ela fez em Fátima: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”. É confiando nesta incondicional promessa feita pela própria Rainha do Céu que a Cavalaria continua suas missões pelo Brasil.

***

No presente post, o internauta poderá contemplar as fotos da Missa de Encerramento da Semana Missionária realizada na Paróquia Santa Cruz, em Castanhal – PA, entre os dias 20 e 25 de agosto de 2013. Após a celebração eucarística, procedeu-se à solene cerimônia de coroação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. O pároco, Pe. Napoleão Iubel, teve a inefável honra de cingir a fronte da imagem da Virgem com a coroa, após o que, consagrou sua paróquia ao Imaculado Coração de Maria.

Durante esta semana missionária foram visitados 927 lugares, entre residências, estabelecimentos e órgãos públicos.