Um verdadeiro israelita

“Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade” (Jo 1, 47). Com este inesperado elogio, Jesus recebe Natanael que vem ao seu encontro. Que alegria para Natanael, ou Bartolomeu, conhecer um Mestre tão cheio de sabedoria e discernimento! Não será Ele o Messias tão esperado?

Eis que o futuro apóstolo de Nosso Senhor, penetrado de profunda admiração exclama cheio de entusiasmo: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel!” (Jo 1, 49).

É isto o que devemos nós fazer! Ir ao encontro do Homem-Deus, ouvir a sua voz, crer em suas palavras, em sua Pessoa, em sua Missão!

E, que caminho melhor do que o que Ele mesmo trilhou para chegar até nós? Que caminho é este? Nada mais nada menos que a Santíssima Virgem, sua Mãe! Ser, devoto de Nossa Senhora: eis o caminho mais fácil, mais perfeito, mais curto, mais seguro para chegar até Jesus. Esta verdade nos ensina o grande São Luís Maria Grignion de Montfort em seu famoso “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”.

Caminhar com Maria ao encontro de Jesus: eis a atividade realizada na noite do último sábado, dia 24 de agosto de 2013 (memória de São Bartolomeu) na Paróquia Santa Cruz, em Castanhal – PA. Uma procissão luminosa com a reza do terço foi promovida pelas ruas desta cidade, da qual participou fervorosamente um numeroso público. Nesta procissão, os homens tiveram o privilégio, semelhante ao de Natanael, de dar um testemunho público de sua fé, conduzindo a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, a qual estava colocada num prestigioso andor, ornamentado com magnífico arranjo de flores, cuidadosamente preparado pelos devotos paroquianos.