No dia 18 de outubro comemoramos a festa do grande evangelista São Lucas. Eis as palavras com as quais o Ofício Divino nos fornece alguns traços de sua biografia:

“Nascido numa família pagã e convertido à fé, acompanhou o Apóstolo Paulo de cuja pregação é reflexo o Evangelho que escreveu. Transmitiu noutro livro, intitulado Atos dos Apóstolos, os primeiros passos da vida da Igreja até a primeira estadia de Paulo em Roma”.

Outro aspecto da vida deste Santo Evangelista foi certamente o convívio que este teve com a Santíssima Virgem, a qual contou alguns detalhes a respeito da infância de Jesus que não vêm relatados nos outros Evangelhos. Um exemplo é o relato da Anunciação, cuja descrição é feita com um luxo de detalhes pouco frequente nos textos daquela época. Dá impressão que foi escrito utilizando o testemunho dado pela própria Rainha do Céu.

Conta uma antiga tradição que o famoso ícone com invocação Salus Populi Romani, venerado na Basílica de Santa Maria Maior, teria como autor nada mais nada menos que o mesmo Evangelista São Lucas.

Se dermos crédito à veracidade desta tradição, e somarmos a ela a presença digna de nota de Nossa Senhora nos escritos deste santo – Evangelho e Atos dos Apóstolos – não seria pouco conveniente concluir o profundo respeito e veneração que tinha São Lucas pela Mãe de Deus.

Também os fieis da Paróquia São José Operário – em Formosa – GO – quiseram manifestar seu profundo respeito e veneração pela Santíssima Virgem, participando fervorosamente da procissão luminosa, realizada na noite de sexta-feira, 18 de outubro de 2013, cujas fotos vêm reproduzidas neste post.