O primeiro santo brasileiro

Durante a presente semana missionária realizada na Paróquia Nossa Senhora do Rosário do Lago Sul, em Brasília – DF – entre os dias 21 e 27 de outubro de 2013 – ocorre uma memória litúrgica de grande importância para nós, os brasileiros: Santo Antônio de Santana Galvão (25 de outubro).

Com efeito, este foi o primeiro santo autenticamente brasileiro canonizado. Grande taumaturgo, cheio de profunda afabilidade e flexibilidade de espírito, encarnou em si mesmo o ideal do brasileiro autêntico, quando se deixa conduzir pela graça de Deus.

É famoso, sobretudo, pelas suas “pílulas”, as quais correspondem a pequeninos pedaços de papel enrolado tendo em seu interior a seguinte frase, que constitui um piedoso ato de louvor à virgindade perpétua de Maria: “Post partum Virgo, inviolata permansisti” (Após o parto, ó Maria, Virgem permanecestes).

Através destas “pílulas”, a Santíssima Virgem tem operado muitos milagres tanto corporais, quanto espirituais, curando doenças do corpo e da alma.

***

Durante esta semana missionária estão sendo celebradas Santas Missas – além da realização de outras atividades como a adoração e bênção eucarística, bênçãos do escapulário de Nossa Senhora do Carmo, etc. Quem quiser ver as fotos de tais atividades, confira no presente post.