A Apresentação de Maria

Durante a Semana Missionária na Paróquia Santa Ana e São Joaquim, em Petrópolis – RJ, que aconteceu entre os dias 18 e 24 de novembro de 2013, uma das celebrações que ocorreu e que encheu de alegria os corações dos fieis devotos de Nossa Senhora, foi a memória litúrgica de sua Apresentação no Templo (21 de novembro). Tal celebração está ligada coincidentemente com o santo casal padroeiro desta paróquia.

Abaixo, vêm alguns trechos de um comentário feito a respeito deste importante fato da vida de Nossa Senhora, da obra “Glórias de Maria”, da autoria de Santo Afonso Maria de Ligório:

“Mais tarde a imaculada menina ficou sabendo da promessa de seus pais, Joaquim e Ana. Haviam prometido a Deus, e até com voto, como referem vários autores, que, se lhes concedesse prole, a consagrariam a seu serviço no templo. É verdade, desde o começo de sua vida já se tinha a Virgem consagrado inteiramente a Deus. Mas ao saber da promessa de seus pais, quis se oferecer solenemente e consagrar-se ao Senhor apresentando-se  no templo. E assim o fez, tendo apenas três anos de idade, como atestam São Germano e o monge Epifânio. Maria foi a primeira a pedir-lhes, com muita insistência, que a conduzissem ao templo, em cumprimento da promessa que haviam feito. E sua santa mãe, Santa Ana, diz São Gregório de Nissa, deu-se pressa em o fazer”.

*           *           *

Durante a Semana Missionária foram celebradas, na belíssima igreja matriz dedicada a Santa Ana e São Joaquim, Santas Missas, além da realização de outras atividades: Cerco de Jericó (adoração eucarística), benção e imposição de escapulários de Nossa Senhora do Carmo, palestra com vídeo sobre o Segredo de Fátima.

Confira as fotos de tais atividades que vêm publicadas no presente post.