“Noite silenciosa, noite santa…”

“Noite silenciosa, noite santa, tudo dorme, solitário está velando, o nobre e santíssimo Casal,e o Menino de cabelos cacheados, dorme em celestial tranquilidade”. Com estas palavras se inicia – no original alemão – o mais belo cântico natalino, o “Stille Nacht”, cuja versão brasileira é o conhecido “Noite Feliz”.

Quão cheia de imponderáveis foi esta “noite silenciosa”, a noite de Natal? Esta noite foi a mais brilhante de todas as noites; a noite na qual nasceu o Menino Deus, em que Jesus Salvador veio ao mundo. Nesta noite, mais rutilante que o dia, mais esplendorosa que o sol, “a terra transformou-se em Paraíso”! (Santo Afonso de Ligório).

E, na data em que a Santa Igreja comemora esta feliz noite natalina, tal ambiente de graças se renova. Os inocentes tornam-se ainda mais esfuziantes de inocência. Os pecadores sentem uma profunda saudade de seus tempos de inocência. É o Menino Jesus que convida todos misticamente a entrarem em comunicação com Ele.

Uma belíssima e piedosa invenção que tem como finalidade perpetuar as graças do Natal – atribuída, aliás, ao seráfico São Francisco de Assis – é nada mais nada menos que o Presépio. Neste conjunto de pequenas esculturas artisticamente decoradas e dispostas, também elas, de um modo artístico, pode ser contemplada como a piedade católica imagina a cena do pós-nascimento do Menino Jesus. Neste conjunto escultural dispõe-se no centro uma pequena gruta no meio da qual, reclinado numa manjedoura, pode-se contemplar o Menino-Deus com os bracinhos abertos como que a acolher-nos, fazendo-nos pensar no que sucederia a Ele trinta e três anos após no alto do Calvário. Na frente de Jesus, ajoelhados e inclinados estão Maria Santíssima e São José, a oferecer o primeiro culto de adoração do gênero humano ao Verbo Encarnado e recém-nascido. Atrás do Divino Infante, o boi e o burro, a aquecê-lo com seu sopro vital, sopro este cujo Autor é a própria Pessoa que é aquecida! Na parte exterior à gruta, eis que estão a se aproximar os pastores e os reis magos, cheios de alegria, enquanto que, no alto, os anjos do céu estão a cantar, jubilosos, o “Glória in excelsis Deo!”.

Uma maneira ideada pelo espírito de piedade aliado ao engenho humano para a confecção do Presépio é o sistema chamado “Som, Luz e Movimento”. Através deste sistema, é narrada a história do nascimento de Jesus, sendo esta narração acompanhada de um jogo de luzes e do movimento de peças esculturais. É este precisamente o sistema utilizado pelos Arautos do Evangelho com o fito de propagar a Boa-Nova do nascimento do Redentor e de comunicar às almas o verdadeiro espírito do Natal.

Em algumas das diversas casas pertencentes aos Arautos do Evangelho espalhadas pelo Brasil e pelo globo terrestre são anualmente montados estes presépios. No presente post, o internauta poderá contemplar as fotos da inauguração do presépio na residência dos Arautos do Evangelho de Brasília. Tal evento, realizado na noite de terça-feira, 5 de novembro de 2013, iniciou-se com uma Santa Missa, a qual foi presidida pelo Exmo. Bispo Auxiliar, Dom José Aparecido Gonçalves, sendo esta concelebrada pelo Revmo. Pe. Severino Henrique da Silva – diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima – e pelo Revmo. Pe. Antônio Guerra, EP. Também estiveram presentes neste evento Mons. Piergiorgio Bertoldi e Mons. Tomasz Krysztof Grysa conselheiros da Nunciatura Apostólica no Brasil.

Após a Santa Missa, o Exmo. Bispo assistiu e abençoou o presépio, que estará aberto ao público até início de janeiro de 2014.

Aqueles em cuja cidade haja residência dos Arautos do Evangelho e desejarem conhecer seus respectivos presépios, poderão conferir os dados necessários, os quais vêm publicados neste blog.

Em Brasília

SHIS, QL 18, conj. 4 casa 1 (perto do Seminário Arquidiocesano)

Tel.: (61)3366-5434

 

Casa no Brasil